Rede Super FM

Acontece


Post Page Advertisement [Top]

O papel do psicólogo

  O papel do psicólogo

 O papel do psicólogo


 

Por Débora Máximo







Em tempos tão conturbados como o que enfrentamos nos dias atuais, onde guerras, incertezas econômicas, violência e até questões ligadas à inteligência artificial - sem contar o inegável abismo nas relações sociais pós-pandemia, com a crescente onda virtual - o papel do psicólogo nunca foi tão importante e lembrado. Afinal, a Psicologia é a ciência que visa compreender os sentimentos, as emoções, as percepções e outras reações inerentes às pessoas.


Entender a contribuição do psicólogo na sociedade e suas áreas de atuação é um ponto de partida para buscar ajuda, quando necessário. E, embora todos nós, de alguma maneira, já tenhamos passado por uma situação que provocou atitudes diferentes das quais tomaríamos em um período de maior instabilidade emocional, nem sempre essa ajuda foi exposta a um profissional preparado para nos atender.


Essa na verdade é a relevância da atuação do psicólogo, para o bem-estar de nossa saúde mental: buscar a compreensão sobre como o ser humano cria a sua história, e de que forma essa ciência pode conduzir uma pessoa à autodescoberta, à compreensão sobre as suas dificuldades e à forma com que se relaciona com o seu "mundo interior" e exterior. Sua formação aprimora o instinto e a inclinação natural por desvendar o comportamento humano, utilizando esses conhecimentos para e melhoria da vida das pessoas.


O desconhecimento em relação à abrangência que compete à Psicologia acaba por gerar em muitos casos o receio de procurar por um tratamento, fato que na verdade poderia contribuir significativamente para o aumento da sua saúde mental e qualidade de vida.


Assim, é cada vez mais perceptível a necessidade naturalizar a inserção do psicólogo na sociedade, uma vez que a pressão familiar no ambiente de trabalho, a procura desenfreada por produtividade e o caos da organização urbana têm ocasionado o aparecimento de doenças emocionais e distúrbios no comportamento humano. Pense nisso.





Reprodução

Divulgação
Débora Máximo é influencer e graduanda em Psicologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]