Acontece


Post Page Advertisement [Top]

Saúde

Saúde

          Cada vez mais procurado pelo público feminino, especialista explica como funciona o transplante capilar


_Dermatologista Gustavo Martins explica dúvidas sobre o procedimento de transplante capilar_





O transplante capilar é uma técnica cirúrgica cada vez mais popular no Brasil e no mundo, e vem sendo cada vez mais procurado entre mulheres que enfrentam problemas de calvície e rarefação capilar. Esse procedimento, antes associado principalmente aos homens, tem ganhado destaque como uma opção eficaz para corrigir questões estéticas relacionadas ao cabelo.


De acordo com o Dr. Gustavo Martins, dermatologista e presidente do Instituto Brasileiro de Transplante Capilar, o transplante capilar feminino está em ascensão, sendo indicado para mulheres com testa alta ou alopecia androgenética, mais conhecida como calvície feminina. Ele ressalta que muitas mulheres sofrem com a perda de cabelo, o que pode resultar em uma desarmonia facial e uma sensação de desconforto. “Essas mulheres sofrem com uma perda de cabelo, com aumento da testa, desarmonia no rosto, os fios ficam ralos e com pouco volume. Isso prejudica a autoestima, e elas procuram formas de tratamento e cuidado”, afirma Gustavo.





Existem diferentes técnicas de transplante capilar disponíveis, adaptadas às necessidades e preferências individuais das pacientes. “Uma abordagem comum é a técnica FUE, que permite a extração dos folículos capilares da parte de trás da cabeça sem a necessidade de raspar a área receptora na frente. Isso permite uma recuperação mais discreta”, destaca Martins.


É importante ressaltar que a escolha da técnica adequada deve ser feita após uma consulta médica detalhada, levando em consideração o tipo de alopecia, as características do cabelo e as preferências da paciente. A cirurgia em si é considerada minimamente invasiva, utilizando microscópios e técnicas de incisão precisas para garantir resultados consistentes e naturais. 





A influencer digital Adriana Muller compartilhou sua experiência positiva com o transplante capilar, destacando os resultados promissores após o procedimento, feito na Turquia. “Fiz a cirurgia que durou 8 horas. Ela é bem longa, foi tirado um palmo de cabelo da parte de trás. Eles retiram os folículos com um aparelho, um total de 3 mil fios de cabelo para serem implantados na parte da frente. O pós-operatório foi dolorido, senti um pouco de dor na cabeça ainda. Porém, o resultado está promissor. Já está nascendo cabelo, já tenho muitos fios novos, preenchendo totalmente o buraco da parte da frente que eu tinha”, afirma Adriana.


Ela explica que o cabelo vai começar a aparecer maior em torno de seis a oito meses. Mas em quatro semanas ela já percebeu o aparecimento dos fios. “É um bom procedimento, inclusive até para quem quer reduzir a testa. É melhor do que fazer a cirurgia de redução de testa, porque o implante capilar permite com que você adicione cabelo onde não há, onde não irá crescer, então é incrível, foi um sucesso”, conclui a influenciadora.





O testemunho de Adriana ressalta a eficácia e os benefícios do transplante capilar, não apenas para restaurar o cabelo, mas também para melhorar a autoestima e a harmonia facial das mulheres. Com os avanços na tecnologia e na técnica cirúrgica, o transplante capilar continua a ser uma opção viável e cada vez mais popular para aqueles que desejam recuperar a plenitude capilar.     



 Oito em cada dez brasileiros já passaram por situações de mal-estar no trabalho em função do calor


Ar condicionado é a principal forma como instituições lidam com altas temperaturas; trabalhos externos não recebem todo o suporte necessário


Crédito: iStock


As altas temperaturas que acometeram o Brasil e o mundo nos últimos meses, batendo recordes históricos, serviram de alerta para que a população se preparasse para novos cenários semelhantes. Mesmo que o tema do aquecimento global, atualmente em fase de ebulição global, seja bastante discutido, ainda é preciso que as pessoas estejam mais preparadas para enfrentar o calor da forma mais saudável possível. As consequências das altas temperaturas passam por questões de saúde, mas também interferem na produtividade de atividades do dia a dia, como no rendimento no trabalho.


Uma pesquisa da Onlinecurrículo, plataforma de currículos online, mostra que oito em cada dez brasileiros (83% dos entrevistados) já passaram por situações de mal-estar no ambiente de trabalho relacionadas ao calor. O estudo levou em consideração respostas de pessoas de todas as idades, classes sociais e regiões do Brasil.


Além dos riscos à saúde relacionados ao calor, que vão desde problemas respiratórios até alterações na pressão arterial, aumentando o risco de infartos e derrames, por exemplo, as temperaturas elevadas causam efeitos como cansaço, queda de pressão e fraqueza, que interferem diretamente na disposição e produtividade diárias. Entre os sintomas relacionados ao calor que os trabalhadores já passaram enquanto estavam no ambiente de trabalho, os mais citados foram dor de cabeça, indicado por 59% dos entrevistados; fraqueza, selecionado por 40%; queda de pressão, apontado por 35%, e tontura, assinalado por 28% dos respondentes.




Com as situações de mal-estar - que podem ter diferentes intensidades -, para muitos, a produtividade acaba sendo diretamente afetada pelas altas temperaturas. Quando perguntados sobre o rendimento no trabalho em dias de calor, 35% dos participantes da pesquisa afirmaram que rendem menos no trabalho; enquanto 15% disseram não sentir diferença, e apenas 6% sentem que rendem mais. A adequação do local de trabalho para as altas temperaturas tem bastante impacto no rendimento, com 28% dos respondentes afirmando que conseguem manter a produtividade em locais climatizados.


Amanda Augustine, especialista em carreiras da Onlinecurriculo, fala sobre a importância de se ter um ambiente de trabalho preparado para os dias de alta temperatura. “Oferecer um espaço de trabalho adequado para os dias de calor é indispensável para a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Mesmo que haja um pequeno aumento de calor, isso pode deixar os funcionários sentirem desconforto, por isso é essencial criar um ambiente de trabalho fresco e incentivar todos a se manterem hidratados para manter os níveis de produtividade. Uma pesquisa feita pelo Laboratório de Berkley mostra que a produtividade começa a decair em lugares com temperaturas maiores que 22°C. De fato, alguns estudos têm mostrado um decréscimo de 16% na produtividade quando temperaturas são maiores que 26°C. As empresas precisam disponibilizar os locais de trabalho adequados, e ainda estarem atentas a qualquer sinal de desconforto dos membros do seu time”, explica Augustine.




Dentro e fora da empresa


É importante pensar que a preocupação com o bem-estar dos colaboradores precisa estar em atenção para ambientes internos e externos. Por mais que, atualmente, grande parte das funções nos trabalhos envolvam tarefas internas, existem muitos trabalhadores que realizam todas ou parte de suas demandas em espaços abertos, estando ainda mais expostos ao sol e ao calor. 


Sobre trabalhar em ambientes abertos ou fechados, a maioria dos entrevistados, que somam 59% das respostas, afirmam que trabalham somente ou principalmente em ambientes internos; 13% trabalham somente ou principalmente em ambientes externos, e 27% revezam entre trabalhos internos e externos.


“Mesmo que grande maioria das pessoas trabalhem em locais fechados, especialmente com a evolução das tecnologias e uso majoritário do computador para realização de tarefas, é essencial que as empresas pensem como dar assistência para os colaboradores que realizam tarefas externas. As soluções para ambientes internos podem ser mais óbvias, como a climatização dos espaços, mas o cuidado com quem realiza demandas externas é tão importante quanto”, enfatiza Augustine.




Neste sentido, os entrevistados foram perguntados sobre as formas como as empresas em que atuam dão suporte para enfrentar os dias de trabalho no calor com qualidade. A climatização dos ambientes internos, que disponibilizam ares condicionados na empresa, foi indicado por 57% dos respondentes; o estímulo da hidratação dos colaboradores com a instalação de bebedouros ou distribuição de garrafas de água, corresponde a 26% das respostas; 25% disponibilizam ventiladores nas instituições; e 17% permitem que os trabalhadores usem roupas ou uniformes mais leves, e 8% permitem a flexibilidade nos horários de trabalho para que os colaboradores possam evitar os momentos mais quentes do dia. Para as atividades externas, apenas 12% oferecem equipamentos adequados para o calor, como protetor solar, óculos de sol e chapéu.


“Pode-se perceber que é baixíssimo o cuidado que as empresas têm em relação a disponibilidade de equipamentos adequados para colaboradores que realizam trabalhos externos. Essa já era uma pauta importante para receber atenção das instituições, e deve ter cada vez mais relevância com o aumento das temperaturas. É essencial que itens como protetor solar e chapéu virem artigos básicos para estes trabalhadores”, analisa Augustine.




E como fica o home office?


Depois do boom do trabalho remoto, que virou queridinho de muitos, também se tornou indispensável pensar na adequação dos ambientes de trabalho montados em casa. Com as temperaturas elevadas, muitos profissionais acabam optando por ir trabalhar presencialmente na empresa e aproveitar o clima mais ameno em função do ar condicionado, o que já demonstra que nem todo escritório montado em casa está preparado para os dias de calor. Porém, esse movimento não é possível em todas as empresas, uma vez que algumas delas podem não possuir sede física ou estarem localizadas em outra região do país ou mesmo do mundo - possibilidade que é tida como uma das principais vantagens do trabalho remoto.


Assim, mesmo que nos direitos de quem trabalha em home office esteja prescrito que a disponibilidade de equipamentos e de auxílio com custos de energia e internet sejam pontos a serem tratados no momento de contratação, é importante que as empresas estejam atentas ao bem-estar do seu time, mesmo que à distância. Em relação aos empregos no formato home office, 6% das empresas ajudam com os gastos relacionados ao consumo de energia dos produtos para o calor, e 6% providenciam os produtos para enfrentar o calor, como ar condicionado e ventilador.


“Em relação ao home office, podemos ver que ainda há muito o que se evoluir. Embora a tendência atual seja de retorno ao trabalho presencial, não se pode ignorar que esta faixa de trabalhadores se manteve e é muito significativa. Mesmo que não seja uma obrigação das empresas fornecer produtos como ar condicionado para os colaboradores que trabalham de casa, essa certamente é uma valorização e um cuidado que fará com que o trabalhador se sinta reconhecido e se mantenha saudável, além de garantir o rendimento em suas tarefas”, acrescenta Augustine.




Cuidados pela parte de todos 


Mesmo que o suporte das empresas em relação ao cenário das altas temperaturas seja essencial, algumas medidas pessoais podem ser tomadas para minimizar os riscos dos sintomas relacionados ao calor. Dentre os métodos mais conhecidos para manter a saúde e o bem-estar nos dias muito quentes, beber bastante água é o mais praticado, sendo indicada por 93% dos entrevistados; usar roupas mais leves que permitam a transpiração  aparece em segundo lugar, com 52% das respostas; em terceiro, ficar em locais ventilados ou com sombra, segundo 49%; usar protetor solar foi apontado por 48%, e fazer refeições mais leves e evitar sair nos horários mais quentes do dia, por 46% dos respondentes.


Para algumas das soluções citadas, percebe-se que as mulheres tomam mais cuidado que os homens. Enquanto 60% das mulheres passam protetor solar para se proteger, apenas 35% dos homens disseram utilizar o produto. Em relação às roupas mais frescas, 61% das mulheres optam por peças mais leves, ao passo que 44% dos homens possuem essa preocupação.


“É importante ver que alguns passos simples, mas essenciais para o enfrentamento dos dias mais quentes, são tomados, de forma geral. Cada vez mais será fundamental que a informação sobre como tomar cuidados extras em dias de altas temperaturas seja disseminada. Os cuidados precisam passar por todos os âmbitos da vida, desde o pessoal até o espaço profissional, mas é principalmente a partir do conhecimento que se poderá evitar situações que levem ao mal-estar ou a problemas maiores de saúde. Apenas assim as empresas estarão garantindo um local saudável e que permita a produtividade de seus colaboradores”, concluiu Augustine.


Metodologia


Entre os dias 18 e 22 de janeiro de 2024, a Onlinecurriculo ouviu 500 pessoas de diversos segmentos produtivos, faixas etárias, classes sociais e regiões do país. Mulheres e homens foram entrevistados individualmente, respondendo as perguntas através de questionário estruturado em formato online.      



 Autocuidado e Rendimento Profissional: O Equilíbrio Essencial




No turbilhão da vida moderna, encontrar tempo para cuidar de si mesmo muitas vezes parece um luxo distante. No entanto, investir em autocuidado não é apenas uma questão de indulgência; é fundamental para o sucesso profissional e pessoal. Entender como melhorar internamente pode gerar resultados externos surpreendentes.


O autocuidado vai além de simplesmente tirar um tempo para relaxar. Envolve a prática de atividades que promovam o bem-estar físico, mental e emocional. Isso inclui desde a prática regular de exercícios físicos até a busca por momentos de relaxamento, como meditação e hobbies.


Quando nos cuidamos internamente, estamos mais preparados para lidar com os desafios externos da vida profissional. Um indivíduo que se sente bem consigo mesmo tem mais confiança, energia e foco, o que se reflete em um desempenho profissional mais eficaz.


Além disso, o autocuidado também pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, problemas que podem afetar negativamente o rendimento no trabalho. Ao dedicar tempo para cuidar de si mesmo, é possível melhorar a qualidade do sono, aumentar a capacidade de concentração e tomar decisões mais assertivas.


Como Equilibrar Desempenho e Autocuidado na Carreira


Equilibrar o desempenho profissional com o autocuidado pode ser desafiador. Muitas vezes, o trabalho consome tanto tempo e energia que sobra pouco para cuidar de si mesmo. Nesses casos, é importante priorizar o autocuidado e incorporá-lo à rotina diária, mesmo que seja em pequenas doses. Aqui estão algumas dicas para ajudar você a encontrar esse equilíbrio:


→Estabeleça Prioridades: Identifique o que é mais importante para você tanto no trabalho quanto na vida pessoal e dedique tempo e energia a essas áreas.


→Defina Limites: Saiba dizer não a tarefas ou compromissos que possam sobrecarregá-lo e aprenda a delegar responsabilidades quando necessário.


→Pratique a Comunicação Assertiva: Comunique suas necessidades e limites de forma clara e respeitosa, tanto com colegas de trabalho quanto com familiares e amigos.


→Faça Pausas: Tire intervalos regulares durante o dia para descansar, recarregar as energias e evitar o esgotamento.


→Cultive Hábitos Saudáveis: Mantenha uma alimentação equilibrada, pratique atividades físicas regularmente e garanta uma boa qualidade de sono.


→Busque Apoio Profissional: Caso sinta dificuldades em equilibrar desempenho e autocuidado, não hesite em procurar a ajuda de um profissional, como um coach ou psicólogo.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão e a ansiedade custam à economia global cerca de US$ 1 trilhão por ano em perda de produtividade. No Brasil, uma pesquisa da International Stress Management Association (ISMA-BR) apontou que 72% dos brasileiros sofrem com algum sintoma de estresse. Além disso, dados do Instituto de Psicologia Positiva e Comportamento (IPPC) mostram que 30% dos afastamentos do trabalho são causados por transtornos mentais.


Nesse contexto, o autocuidado emerge como uma estratégia fundamental na prevenção da saúde mental no ambiente profissional. Para ajudar a encontrar esse equilíbrio, contar com o apoio de um profissional qualificado pode ser fundamental. A psicóloga Luana Ganzert, especialista em saúde emocional e terapia cognitivo-comportamental, destaca a importância de cuidar das emoções e do bem-estar geral para alcançar o máximo potencial, tanto pessoal quanto profissional.


Em suas palavras, "Minha missão é despertar a sua melhor versão, como ser humano e como profissional, gerenciando suas emoções e sendo o melhor que você puder ser em todas as áreas da sua vida. Estou aqui para te ajudar a tomar decisões importantes em momentos difíceis, a superar crises, e inovar sendo emocionalmente mais saudável."


Em resumo, o autocuidado não é um luxo, mas sim uma necessidade. Investir em si mesmo pode não só melhorar sua qualidade de vida, mas também impulsionar seu rendimento profissional. Encontrar o equilíbrio entre desempenho e autocuidado é essencial para uma carreira de sucesso e uma vida plena.


Crédito das fotos: Divulgação 


   



 A Dra. Luciana Granja, referência em emagrecimento saudável, dá dicas de como se manter saudável no verão e com qualidade de vida




Dra. Luciana Granja, referência em emagrecimento saudável, dá dicas de como se manter saudável no verão e com qualidade de vida. Atualmente está finalizando a Pós-Graduação em dermatologia pelo Ipemed (Instituto de Pesquisa e Ensino Médico do Estado de Minas Gerais), para acrescentar ainda mais conhecimento e aprimoramento em suas consultas.


Com mais de 20 anos de profissão, a médica atua nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Essa expansão visa facilitar o acesso de uma quantidade diversificada de pacientes em busca de uma vida mais saudável.





Cuidados com a  alimentação


A primeira dica é apostar em uma alimentação leve, deixando de lado, por exemplo, alimentos ricos em gordura.


Além disso, é importante, no momento de comprar algum alimento, observar a qualidade do produto que está sendo adquirido. Infelizmente, nem sempre é possível observar se o alimento foi preparado seguindo as normas de higiene, porém é preciso avaliar se ele está com boa aparência, se está sendo acondicionado adequadamente e se o vendedor está manuseando-o de maneira higiênica.


Beber água para manter a hidratação do corpo


Beber água, além de garantir a hidratação do corpo, é fundamental para que funcione de maneira adequada. Nos dias quentes, a recomendação ainda é maior devido a fatores como altas temperaturas, aumento da transpiração  e ingestão de bebidas que favorecem a diurese. Vale destacar também que a hidratação pode ser complementada com sucos naturais e água de coco.


Uso de protetor solar


A exposição ao Sol pode até provocar queimaduras, por isso é fundamental a utilização de protetores solares e proteção complementar, como uso de óculos escuros, bonés e chapéus.


No que diz respeito aos protetores solares, é essencial que eles sejam espalhados de maneira uniforme pelo corpo, sejam aplicados de 15 min a 30 min antes da exposição ao Sol, e sejam reaplicados a cada duas ou três horas.


Cuidado com maquiagens


É necessária atenção ao uso de maquiagem para evitar alergias e irritação na pele, sendo indicado o uso de cosméticos de qualidade.


Vale destacar ainda que, em casos de irritação, é fundamental a limpeza imediata da pele e que maquiagens são de uso individual, portanto, não devemos compartilhá-las. Evitando assim contaminação por “Herpes”


Caso a maquiagem caia nos olhos, é necessário limpar bem a região usando água, soro ou lubrificantes oculares. A retirada do produto é fundamental para evitar lesões. Coçar os olhos nessas situações pode causar danos, portanto, evite essa ação.


Escolha correta das roupas


É fundamental escolher bem as roupas que serão usadas. Uma dica é optar sempre por tecidos leves e modelos confortáveis. Outra recomendação é evitar tecidos sintéticos e roupas muito justas, pois essas, com muita transpiração, podem causar irritações na pele. O tecido de algodão é uma ótima escolha, pois ajuda a absorver mais a transpiração.


Evitar exageros nas bebidas alcoólicas


O consumo exagerado de bebidas alcoólicas pode causar mudança no comportamento, alterações na coordenação motora, sonolência, alteração na capacidade visual, redução dos reflexos, náuseas, vômitos, e dores de cabeça.


O consumo de álcool também está relacionado com o desenvolvimento de comportamentos de risco, como ter relações sexuais desprotegidas. Não podemos esquecer-nos também de que o consumo de álcool e direção é totalmente desaconselhável, não existindo nível seguro para dirigir. Assim sendo, se beber, não dirija.


Não ao uso de drogas ilícitas


As drogas ilícitas podem causar diferentes sensações no usuário, como alteração da percepção de realidade, aumento do estado de alerta e redução da concentração.


Em grandes aglomerações, muitas pessoas aproveitam a oportunidade para realizar a venda de drogas. Entretanto, o consumo dessas substâncias pode estragar completamente a festa. Não são poucos os relatos de pessoas que se envolvem em brigas, desenvolvem comportamento de risco, desmaiam ou mesmo morrem em decorrência do uso dessas substâncias.


Descanso


O ideal é fazer pausas para descansar. A privação de sono não é uma opção, pois ficar muito tempo acordado causa cansaço, indisposição e até mesmo alterações de humor. Sendo assim, durma para ter mais disposição para o dia a dia.

Paula Ramagem     



 Prefeitura reforça importância da campanha de vacinação no combate à Covid-19


Podem vacinar pessoas a partir de 60 anos e aquelas que têm comorbidades e fazem parte dos grupos prioritários; município tem 74 salas de vacina disponíveis


Secretaria de Governo e Comunicação/PMU


Prefeitura de Uberlândia continua com a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 nas 74 salas de vacinas.  A imunização é a forma mais eficaz de impedir a contaminação e o surgimento de novas variantes do coronavírus, além de evitar casos graves com internações e óbitos pela Covid-19. Das 15.100 doses aplicadas durante o mês de fevereiro, 12.300 foram aplicadas apenas nos dez primeiros dias da campanha, entre os dias 19 e 29, reforçando a importância dessa ação no combate ao vírus.


Por meio do Programa Municipal de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura tem intensificado as ações. Além da busca ativa de faltosos na vacina da Covid-19 bivalente nos últimos seis meses, as equipes das unidades de saúde programaram visitaram Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpi) os Centros Educacionais de Assistência Integrada ao Idoso (Ceai), imunizando cerca de 1 mil idosos apenas nesses locais. Também foi disponibilizado no Portal da Prefeitura o cadastro para pessoas acamadas receberem a vacinação em casa.


“Com a campanha, tivemos um pico de procura pela vacina em nossas unidades, mas ainda precisamos que mais pessoas estejam conscientes da importância da imunização. Parte significativa dos óbitos que tivemos até o momento corresponde a pessoas idosas, com comorbidades e que não estavam com o cronograma da vacina contra a Covid-19 em dia. O Município está mobilizando toda a sua equipe de imunização para alcançar esse público-alvo, mas cada cidadão precisa fazer a sua parte e comparecer para vacinar”, enfatiza o secretário de Saúde, Adenilson Lima.


As vacinas contra a Covid-19 que são ofertadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) são eficazes, efetivas e seguras, além de terem a autorização de uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Seguindo recomendação do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Covid-19 será aplicada da seguinte forma:

 

 

Dose bivalente a cada seis meses
 (independentemente do número de doses já realizadas)

- Pessoas acima de 60 anos;
- Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto);
- Pessoas imunocomprometidas.

         Dose bivalente anualmente

- Trabalhadores da saúde que estão ativos;
-  Pessoas vivendo em Instituição de Longa Permanência (ILPI) bem como seus trabalhadores;
- Pessoas privadas de liberdade de 18 anos ou mais;
-  Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- Adolescente cumprindo medidas socioeducativas;
-  Pessoas acamadas;
-  Pessoas com deficiência permanente;
-  Pessoas com comorbidades: diabetes, pneumopatias graves, cardiopatias, doenças neurológicas, renais e hepáticas crônicas, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, Síndrome de Down.


    



 Prefeitura adquire 120 mil frascos de soro de hidratação para apoio a pacientes com dengue


Sem tratamento específico, hidratação adequada evita agravamento da dengue; além dos frascos endovenosos, município também comprou 20 mil sachês de hidratação oral


Secretaria de Governo e Comunicação- PMU


Para promover a assistência adequada ao paciente com suspeita ou diagnosticado com dengue, a Prefeitura de Uberlândia adquiriu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, 120 mil frascos de soros para hidratação endovenosa e 20 mil sachês para hidratação oral. Os itens já foram destinados às unidades de referência da Rede Municipal de Saúde e a aquisição integra o Plano Municipal de Contingência de Doenças Transmitidas pelo Aedes Aegypti do “Movimento Dengue Não!”.


Atualmente, são sete unidades com salas de hidratação, sendo seis nas de atendimento integrado (UAIs Roosevelt, São Jorge, Pampulha, Tibery, Planalto e Morumbi) e uma na unidade básica de saúde da família (UBSF) Luizote de Freitas. O horário de funcionamento vai das 9h às 21h. O atendimento em salas de hidratação ajuda a evitar que os pacientes tenham complicações, já que não há tratamento específico para a dengue.


Secretaria de Governo e Comunicação- PMU


Fique atento!

A dengue é uma doença febril, cuja transmissão ocorre pela picada do mosquito Aedes aegypti – também responsável pelos casos de chikungunya, zika e febre amarela. “Manter o corpo hidratado ajuda a compensar a perda de líquidos devido à febre e aos vômitos e ajuda na prevenção de complicações mais graves. Com essa compra, estamos nos preparando para garantir que não falte atendimento para a população”, destacou o secretário de Saúde Adenilson Lima.       


Os principais sintomas da dengue clássica são febre alta (acima de 38°C), dor no corpo, nas articulações, atrás dos olhos e de cabeça, mal-estar, falta de apetite e manchas vermelhas no corpo. Os sinais de alarme mais importantes e que exigem atenção redobrada são queda importante na pressão, sonolência, alteração no nível de consciência, hipotermia (queda significativa da temperatura do corpo), dor abdominal intensa, vômitos e sangramento.


Prevenção


A melhor forma de prevenção é reduzir a infestação de mosquitos por meio da eliminação dos criadouros do mosquito. No último mês, a Prefeitura de Uberlândia lançou a mobilização “Movimento Dengue Não!”, com a intensificação das ações de combate e prevenção à proliferação do mosquito e suporte aos pacientes diagnosticados com o vírus.


O Programa Municipal de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes, da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), por exemplo, trabalha diariamente para controlar a proliferação do mosquito, bem como a transmissão dos vírus que transmite não só a dengue, mas também zika vírus, chikungunya e febre amarela urbana. São diversas linhas de atuação e controle, como visitas domiciliares, ação de bloqueio com carro fumacê onde há casos suspeitos, recolhimento de pneus, visitas a pontos estratégicos, como terrenos baldios, ferros-velhos e imóveis abandonados, parceria com imobiliárias, monitoramento com ovitrampas, entre outros.


     



 Janeiro Branco: depressão é mais comum em pacientes com câncer


Problemas de saúde mental são recorrentes em pacientes oncológicos. No mês de janeiro, a conscientização sobre a importância do cuidado com a mente é reforçada e especialista dá dicas para cuidados com a Saúde mental


Crédito: Freepik


A campanha Janeiro Branco visa despertar a consciência de que a mente é parte importante de qualquer tratamento, seja físico ou emocional. No caso das pessoas que lutam contra o câncer, o cuidado com a saúde mental se torna imprescindível. De acordo com dados de uma pesquisa publicada no The Oncologist, cerca de 30 a 50% dos pacientes oncológicos possuem alguma comorbidade psiquiátrica. 


O estudo Impact of Onset of Psychiatric Disorders and Psychiatric Treatment on Mortality Among Patients with Cancer, realizado com mais de 10 mil pacientes com câncer que não apresentavam histórico de transtornos psiquiátricos antes do diagnóstico, ainda evidencia que a depressão é mais recorrente nas pessoas em tratamento oncológico, identificando que a condição é de duas a quatro vezes mais comum em pacientes com câncer do que na população em geral. Além dos sentimentos de tristeza, a ansiedade, o estresse, e a raiva também são problemas de saúde mental recorrentes em quem está na luta contra o câncer. 


No contexto oncológico, existe a sensação de paralisia e impotência diante do diagnóstico, cujas sensações são carregadas por estigmas sociais e culturais, como explica a psicóloga da Oncoclínicas em Uberlândia, Paula Justino. "Na depressão há presença de tristeza, pessimismo e a percepção de inercia. Condições que impedem sensações de prazer em atividades que antes eram importantes, gerando um estado de angústia, medo e pensamentos negativos por um período extenso", comenta Paula. 


A depressão é uma condição que demanda atenção e cuidados individualizados, no contexto oncológico pode se tornar mais complexa impactando o tratamento, reduzindo a qualidade de vida, aumentando as chances e período de hospitalização. 

 

Sinais da depressão


Nos casos de câncer, a detecção precoce da depressão também é de suma importância, pois evita o agravamento do quadro e, consequentemente, reduz o número de casos crônicos do transtorno.


Para o diagnóstico é preciso atenção aos sinais que são leves ou severos, sendo os mais comuns:


  • Irritabilidade constante;
  • Crise de choro súbita;
  • Problemas de concentração; 
  • Tristeza e desânimo profundo;
  • Falta de esperança;
  • Fadiga;
  • Perda de apetite;
  • Relutância em falar sobre os próprios sentimentos;
  • Dificuldade na tomada de decisões;
  • Insônia (dificuldade para dormir e/ou ter um boa noite de sono) ou hipersônia (sentir muito sono e não querer sair da cama);
  • Se afastar de amigos e família.


A psicóloga destaca a conscientização como facilitador do diagnóstico precoce da depressão e a importância de “Impulsionar atitudes como o janeiro branco, para disseminar conhecimento sobre o tema tornando mais fácil identificar sinais e oferecer apoio ao público alvo", comenta a especialista. 

 

Como cuidar da saúde mental durante o tratamento de um câncer


"Acompanhamento profissional é indispensável para cuidar da saúde mental após o diagnóstico de câncer e também durante o tratamento. Além disso, alguns bons hábitos contribuem para melhorar o bem-estar do paciente enquanto lida com o tumor", destaca a psicóloga. 


Confira algumas atitudes que podem contribuir com a saúde mental durante o tratamento oncológico: 


Ajuda psicológica: a detecção precoce da condição e o tratamento imediato são necessários para evitar que a depressão se agrave. Para que não tenham danos maiores no futuro e até prejudique o desenrolar do tratamento oncológico, o primeiro passo é contar com ajuda profissional. 


Sono de qualidade: ter um sono de qualidade influencia no bom funcionamento imunológico, algo que é muito positivo para pacientes oncológicos. Aqueles que estão em tratamento contra o câncer devem dormir a mesma quantidade de horas que pessoas sem a doença, embora em alguns momentos, principalmente quando estiverem em uma fase de tratamento mais intensa, pode ser considerado ter um período de repouso maior.


Fazer atividades físicas: caso o paciente tenha condição de realizá-las, as atividades físicas são primordiais para o bem-estar emocional por conta da liberação de hormônios e endorfinas. 


Boa alimentação: manter uma alimentação mais saudável, dentro das condições do paciente, também contribuirá para a saúde emocional.


Bom relacionamento interpessoal: contar com o apoio da família e do círculo social será importante para que o paciente se sinta acolhido e fortalecido na luta contra o câncer. 

 

Sobre a Oncoclínicas&Co


A Oncoclínicas&Co. - maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina - tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.700 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade. Atualmente possui 143 unidades em 38 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.


Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas traz resultados efetivos e acesso ao tratamento oncológico, realizando aproximadamente 615 mil tratamentos nos últimos 12 meses. É parceira exclusiva no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos mais reconhecidos centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MedSir, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer. A companhia também desenvolve projetos em colaboração com o Weizmann Institute of Science, em Israel, uma das mais prestigiadas instituições multidisciplinares de ciência e de pesquisa do mundo, tendo Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas, como membro de seu board internacional. 


Para mais informações, acesse http://www.grupooncoclinicas.com    



 Doutora Sem Rugas: Especialista de Belo Horizonte ensina 5 hábitos que podem aumentar as rugas do seu rosto, confira


As rugas são um processo natural, mas existem hábitos que podem torná-las ainda mais presentes, afirma a médica pós graduada em dermatologia, conhecida como DraSem RugasDra. Nicolly Machado


Créditos: Dra. Nicolly Machado (MF Press Global) Foto Ilustrativa (Freepik)

Quer não quer reduzir as rugas conforme envelhece? Atualmente existem uma série de procedimentos estéticos que podem ajudar a atingir esse objetivo, no entanto, nenhum deles possui uma varinha mágica, também é necessário ter alguns cuidados, pois hábitos do dia a dia podem acabar estimulando o surgimento de rugas.


As rugas ocorrem devido a um processo natural da pele humana, mas existem alguns hábitos que acabam por estimular esse processo, afirma a médica pós graduada em dermatologia de Belo Horizonte - MG, conhecida na internet como “DraSem Rugas”, Dra. Nicolly Machado.



Créditos: Dra. Nicolly Machado (MF Press Global) Foto Ilustrativa (Freepik)


Com o passar dos anos a pele acaba perdendo algumas propriedades, como o viço, a sustentação, entre outras, isso ocorre pois as células da derme e da epiderme sofrem um processo de atrofia, que as fazem perder flacidez e elasticidade, daí surgem as rugas, mas existem hábitos simples que podem ajudar a reduzir esse impacto”, afirma.



5 dicas simples para reduzir as rugas


1. Exposição ao sol sem proteção:

A exposição excessiva ao sol sem o uso de protetor solar pode acelerar o envelhecimento da pele devido aos danos causados pelos raios UV e, além do aumento de rugas e manchas, também pode gerar câncer de pele”, ressalta Dra. Nicolly Machado.


2. Fumar:

O tabagismo diminui a circulação sanguínea na pele e reduz o colágeno, levando ao aparecimento precoce de rugas e aumento da flacidez da pele”.


3. Má alimentação:

Dietas ricas em açúcares refinados e alimentos processados podem prejudicar a elasticidade da pele e promover o envelhecimento, opte sempre por dietas naturais, detox e com variedade de alimentos”, reforça.



Créditos: Dra. Nicolly Machado (MF Press Global) Foto Ilustrativa (Freepik)


4. Falta de hidratação:

A desidratação crônica pode gerar uma pele seca e enrugada, mas, mesmo que de forma periódica, ela também pode causar impactos na saúde da sua pele, por isso, essencial manter-se bem hidratado, especialmente em momentos de calor”.


5. Expressões faciais repetitivas:

Certos movimentos faciais, como franzir a testa ou apertar os olhos, podem causar rugas de expressão ao longo do tempo se feitos de forma excessivamente repetitiva, como um vício de expressão, por isso, evite esse tipo de movimento vicioso”, destaca Dra. Nicolly Machado.



Créditos: Dra. Nicolly Machado (MF Press Global) Foto Ilustrativa (Freepik)


Sobre a Dra. Nicolly Machado


Médica pós graduada em Dermatologia clínica, estética e cirúrgica, conhecida como DraSem Rugas, é especialista em cuidados dermatológicos e dedicada a promover saúde e beleza para seus pacientes.



Sugestão de pauta (Press Release) - Comunicado de imprensa

Créditos: Dra. Nicolly Machado (MF Press Global) Foto Ilustrativa (Freepik)    



 Confira os procedimentos estéticos mais procurados por homens em Uberlândia e região


Dr. Gustavo Martins destaca principais procedimentos no radar masculino


Créditos: Gustavo Martins (MF Press Global)


Hoje em dia, os homens buscam cada vez mais opções de tratamentos estéticos para melhorar a aparência. Desde procedimentos menos invasivos como aplicação de toxina botulínica, até lipoaspiração. Mas você sabe quais são os mais procurados na região de Uberlândia? O dermatologista  Gustavo Martins, fundador do Instituto Brasileiro de Transplante Capilar explica que houve um aumento da procura por diversos procedimentos nos últimos anos.


Créditos: Gustavo Martins (MF Press Global)




De acordo com Gustavo, os tratamentos mais solicitados na região incluem uma variedade de opções para atender às demandas estéticas dos pacientes. Os cinco principais são:


Créditos: Gustavo Martins (MF Press Global)




1. Transplante Capilar:
O procedimento de transplante capilar é um dos mais procurados pelos homens, oferecendo uma solução eficaz para a calvície, "É um procedimento que não apenas restaura os cabelos, mas também a autoestima dos pacientes, proporcionando resultados naturais e duradouros”, afirma o especialista.


Créditos: Gustavo Martins (MF Press Global)




2. Botox:
O botox, conhecido por suavizar rugas e linhas de expressão, é uma escolha popular entre homens que buscam uma aparência mais jovem e revitalizada, "A aplicação de botox é uma forma eficaz de alcançar resultados sutis e naturais, sem a necessidade de procedimentos invasivos. E caso o resultado não for o desejado, é algo que com o passar do tempo poderá ser revertido. Diferente do que as pessoas pensam, o botox vai diminuindo o efeito a partir de três meses há um ano”, explica Martins.


Créditos: Gustavo Martins (MF Press Global)




3. Tratamentos a Laser:
Os tratamentos a laser abrangem uma variedade de opções, desde rejuvenescimento facial até remoção de manchas e cicatrizes. Gustavo destaca que os avanços na tecnologia a laser proporcionam resultados notáveis, sendo uma opção versátil para melhorar a textura e a qualidade da pele.


4. Depilação:
A depilação é um dos tratamentos mais procurados pelos homens que desejam eliminar pelos indesejados de forma duradoura, “A depilação conta com opções mais baratas como a cera, que causa um pouco de desconforto, e a laser, uma das mais procuradas. Isso acontece porque ela é eficaz e menos dolorosa, oferecendo uma solução de longo prazo para o desconforto causado pela depilação tradicional”, acrescenta.


5. Lipoaspiração:
A lipoaspiração, procedimento para remodelar o contorno corporal, também figura entre os tratamentos mais solicitados. O dermatologista ressalta que é uma opção muito procurada para homens que desejam eliminar gordura localizada, esculpindo uma silhueta mais definida.


Gustavo Martins reforça a importância de uma abordagem personalizada, adaptando cada tratamento às necessidades específicas de seus pacientes, "Cada pessoa é única, e é fundamental oferecer opções personalizadas para alcançar resultados estéticos satisfatórios e personalizados para cada paciente," conclui.


Créditos: Gustavo Martins (MF Press Global)



Sobr
Gustavo Martins


Dr. Gustavo Martins é médico graduado pela Universidade Federal de Santa Maria-RS. É dermatologista e cirurgião dermatológico com titulação pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associação Médica Brasileira.Há 12 anos atua na área de tricologia e transplante capilar, sendo um dos primeiros brasileiros a realizar a técnica FUE, na qual são retirados unidades foliculares. Operou mais de mil pacientes. Palestrou nos maiores congressos nacionais e internacionais sobre transplante capilar e tricologia. Possui dezenas de artigos científicos publicados em revistas renomadas.


Fonte: Equipe MF Press Global


    



 Dr. Fábio Alencar: dentista referência nacional em Clareamento Dentário responde perguntas sobre o assunto




Muito mais que deixar a função de deixar os dentes brancos, o clareamento dentário é um tratamento com o objetivo de melhorar o aspecto estético do sorriso, além de trazer melhorias à autoestima pessoal. Afinal, uma boa impressão é um bom sinal e assim, o sentir-se bem consigo mesmo, é o ideal. Pensando nisso, o dentista Fábio Alencar, referência nacional nesse assunto, responde perguntas sobre esse tipo de procedimento.


-Como é realizado? 


O caseiro é feito com o uso de uma moldeira de silicone e um gel clareador. Normalmente, a pessoa usa ambos durante a noite, mas existem géis que se utilizam por 4 horas e outros que necessitam, somente, de 30 minutos diários. 


Consultório. Neste, o dentista faz o uso de um gel clareador, no entanto, com concentrações mais elevadas, se comparados ao método caseiro. Geralmente, o profissional usa uma barreira que protege a gengiva e faz a aplicação do gel, que permanece em contato com os dentes por mais ou menos 1 hora. 


Quando é indicado?


Isso se dá, principalmente, pela necessidade estética apresentada pelo paciente, ou seja, não existem quadros específicos que a fazem ser imprescindível. Então, o paciente deve conversar com o dentista, caso se interesse pelo tratamento e assim, seguir as suas indicações.


Quais as vantagens?


Ter dentes brancos e bonitos é, sempre, sinônimo de mais autoestima. Afinal de contas, não há nada melhor do que poder sorrir sem medo e claro, sem vergonha do que os outros vão falar. 


-Quais alimentos / bebidas o paciente deve evitar após?


✓ Refrigerantes e iogurtes;

 

✓ Bebidas alcoólicas coloridas;

 

✓ Chá, café e vinho;

 

✓ Legumes verdes;

 

✓ Molhos escuros e tomate;

 

✓ Tabaco;

 

✓ Sucos de frutas;

 

✓ Alimentos coloridos artificialmente.



As primeiras 48 horas após o término do tratamento são as mais suscetíveis ao manchamento prematuro dos dentes. Isso porque, terminado o tratamento, a remineralização do esmalte dentário ainda não está completa, facilitando o acúmulo de manchas e pigmentos proveniente de corantes naturais e artificiais. E para evitar que o problema apareça e estrague os resultados do clareamento dental, é só seguir as mesmas restrições alimentares utilizadas durante o tratamento.



-Qual o tempo de duração do clareamento nos dentes do paciente?


O resultado de um clareamento dentário, seja o feito no consultório ou em casa, sob a supervisão do dentista, costuma durar em média dois anos. 


-Qual o número mínimo de sessões realizadas?


No mínimo 3 sessões de clareamento dental.    



 Prefeitura realiza fórum de conscientização sobre surdocegueira e acessibilidade hoje (13)


Terceira edição do evento será realizada das 14h às 17h30, no auditório do Centro Administrativo Municipal; haverá palestras e debates sobre a experiência de pessoas surdocegas


Com o tema “Saúde da Audiovisão e Acessibilidade”, o Fórum Novembro Branco e Vermelho será realizado nesta segunda-feira (13), das 14h às 17h30, no auditório do Centro Administrativo Municipal. Organizado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Escola de Governo, e com apoio de diversas instituições, o evento chega à sua 3ª edição e tem como foco a condição de surdocegueira, com destaque para as políticas de acessibilidade. As inscrições são gratuitas e continuam abertas, sendo disponibilizadas em plataforma online. (Clique aqui e se inscreva)


Há 190 vagas abertas para o fórum. O público-alvo são pessoas com surdocegueira, familiares e profissionais da área de educação, assistência visual e de saúde, além de pesquisadores ou interessados no tema. O objetivo é possibilitar a troca de experiências e discutir questões em torno de saúde e acessibilidade.


A programação traz palestras com a doutora em oftalmologia Fernanda Belga Ottoni e a presidente da Associação Brasileira da Síndrome de Wolfram (uma condição neurodegenerativa) Rafaela Waltrick Ungaretti Lopes, que também atua como e consultora em diversidade e inclusão. Os temas são, respectivamente: “Síndrome de Usher: atualidades e perspectivas futuras’’ e “A jornada de uma surdocega com seu cão de serviço: Os desafios da inclusão social no Brasil”.

 

 

Participe!

O quê: III Fórum Novembro Branco e Vermelho

Quando: nesta segunda-feira (13), das 14h às 17h30

Onde: auditório do Centro Administrativo Municipal

Inscrições: abertas (Clique aqui e se inscreva)




 Uberlândia irá sediar Instituto Brasileiro de Transplante Capilar


Fundado por Gustavo Martins e Letícia Sasso, a inauguração será em setembro ofertando cirurgias de transplante, tratamentos não cirúrgicos e pesquisa científica.



Créditos: Gustavo Martins (MF Press Global)


Uma grande novidade está prestes a transformar a realidade dos uberlandenses que buscam soluções para a calvície e desejam recuperar a autoestima. No dia 20 de setembro, o Instituto Brasileiro de Transplante Capilar abre suas portas na Alameda dos Pinhais 214 - Morada da Colina, em Uberlândia, MG, trazendo uma proposta revolucionária para o cuidado capilar. O Day Hospital focado em transplante capilar é fundado pelo Dermatologista Dr. Gustavo Martins, que já palestrou em diversos congressos internacionais, e pela médica Dra. Letícia Sasso. Ele promete oferecer não apenas cirurgias de transplante, mas também tratamentos não cirúrgicos e pesquisa científica.



Créditos: Gustavo Martins (MF Press Global)



Segundo Gustavo, a inauguração do Instituto Brasileiro de Transplante Capilar é mais do que a abertura de um novo espaço - é a materialização de uma visão que busca transformar vidas por meio da autoestima, "Nosso objetivo é oferecer aos pacientes não apenas tratamentos capilares de alta qualidade, mas também um ambiente acolhedor e confiável, onde eles possam se sentir à vontade para compartilhar suas preocupações e expectativas”, afirma o profissional.



Um dos diferenciais do Instituto Brasileiro de Transplante Capilar é sua abordagem pioneira na técnica FUE (Extração de Unidades Foliculares) de transplante capilar, "A técnica é uma das mais avançadas e eficazes para o transplante capilar, garantindo resultados naturais e minimamente invasivos. Estamos orgulhosos de trazer essa tecnologia de ponta para Uberlândia", afirma Martins, pioneiro em realizar FUE em Uberlândia e região desde 2015.



Créditos: Gustavo Martins (MF Press Global)



O instituto oferecerá uma ampla gama de serviços, desde cirurgias de transplante capilar até tratamentos não cirúrgicos, como a terapia a laser de baixa intensidade e a microinfusão de medicamentos na pele (MMP), "Queremos oferecer aos nossos pacientes uma experiência completa de cuidado capilar. Nosso Day Hospital foi projetado para proporcionar conforto e privacidade durante todo o processo", explica o especialista.



Além dos procedimentos clínicos, o Instituto também terá um enfoque significativo na pesquisa científica relacionada à saúde capilar. "Estamos comprometidos em avançar o conhecimento nessa área e trazer as últimas descobertas para nossos pacientes. A pesquisa nos permite oferecer tratamentos mais eficazes e personalizados", destaca Gustavo.


Créditos: Gustavo Martins (MF Press Global)


Com a combinação de tecnologia de ponta, cuidado e compromisso com a pesquisa, o instituto promete ser um ponto de referência para a saúde capilar na região. 



SobrGustavo Martins


Dr. Gustavo Martins é médico graduado pela Universidade Federal de Santa Maria-RS. É dermatologista e cirurgião dermatológico com titulação pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associação Médica Brasileira.Há 12 anos atua na área de tricologia e transplante capilar, sendo um dos primeiros brasileiros a realizar a técnica FUE, na qual são retirados unidades foliculares. Operou mais de mil pacientes. Palestrou nos maiores congressos nacionais e internacionais sobre transplante capilar e tricologia. Possui dezenas de artigos científicos publicados em revistas renomadas.


Todo o conteúdo enviado pela MF Press Global é verificado e conferido. Assim como o currículo dos nossos profissionais, mantendo assim 15 anos sem nenhuma informação, sequer, duvidosa. Também estamos disponíveis para enviar qualquer comprovação se solicitado pela imprensa. 


Nossa maior dedicação é pela confiança da informação. Agradecemos a parceria de longa data. E nos colocamos à disposição para oferecer o melhor conteúdo, fontes e exclusivas. Atenciosamente. 


Equipe MF Press Global    



 Clitoroplastia: definições e objetivos da cirurgia íntima


A Dra. Cristiane Costa, especialista em Ginecologia Regenerativa, fala sobre essa intervenção cirúrgica




Hoje, com a ginecologia regenerativa, as mulheres encontram, à disposição delas, formas de melhorar a estética vaginal. Uma delas, é por meio da Clitoroplastia, uma cirurgia realizada no clítoris (órgão erétil do aparelho genital), cujo propósito é remodelar a região clitoriana. Muitas das vezes, esse procedimento vira “prioridade” para quem, de alguma forma, não está satisfeita, intimamente, na hora de se entregar, durante a relação sexual. E essa “insatisfação”, provoca danos psicológicos, principalmente a baixa autoestima e o complexo de inferioridade.


É importante ressaltar que para passar por uma Clitoroplastia, é necessário buscar por um profissional qualificado. A Dra. Cristiane Costa é um exemplo e explica que a operação, além de muito delicada, é feita com sedação, em ambiente hospitalar. Acrescenta, ainda, que há técnicas cirúrgicas, das quais escolhidas, de acordo com a queixa, anatomia e a proposta. A mais comum, segundo a médica, é a Clitoropexia (o reposicionamento do clítoris) e a clitorotomia (a retirada de uma parte do clítoris, a fim de diminuir o tamanho).


Quanto aos exames solicitados no pré-operatório, se tratam dos mesmos pedidos, normalmente: exames de sangue, eletrocardiograma, RX Tórax, BHCG e risco cirúrgico. Já os cuidados, durante o pós, a Dra. recomenda sete dias de repouso domiciliar, higiene específica, o uso de calcinhas largas e de algodão, e de medicamentos para dor e inflamação, pós - operatória; gelo em demasia. “Mas, lembro que o resguardo, total, é de 01 mês, sem sexo e atividades físicas. Claro, cada caso é um caso. E a avaliação individual, é indispensável”, esclarece.


A Dra. alerta que a Clitoroplastia não é ideal para mulheres que utilizam hormônios anabolizantes. “Atualmente, no Brasil, é a maior causa de Hipertrofia Clitoriana ou Clitoromegalia, que é uma anormalidade no tamanho do clítoris. E com a cirurgia, continuará crescendo, em razão do estímulo hormonal. E é por esse motivo que eu não recomendo”, conclui.    



 Barbie: Psicóloga faz reflexão sobre transtornos mentais abordados no filme


Ansiedade, crises existenciais e dependência emocional são principais assuntos retratados no longa




A Barbie tem sido uma figura de inspiração e entretenimento para crianças ao redor do mundo há décadas, carregando um símbolo de autonomia, beleza e moda. O filme inspirado na boneca finalmente chegou aos cinemas no dia 20 de julho, mas já era um fenômeno muito antes de seu lançamento. Com Margot Robbie no papel principal, interpretando a "Barbie Estereotipada", e Ryan Gosling como "Ken", o filme traz uma nova perspectiva.


A história gira em torno da Barbie, que começa a questionar sua vida perfeita na Barbieland e acaba enfrentando crises existenciais. Em busca de respostas, ela decide explorar o mundo real, onde se depara com um local diferente daquela que estava acostumada. A Barbie, que sempre foi vista como um símbolo de beleza e perfeição, passa por uma jornada de autodescoberta, questionando padrões e buscando sua própria identidade. De acordo com a Psicóloga Clínica Tatiane Paula, o contraste entre a cidade cor-de-rosa perfeita e a realidade traz à tona questões importantes, como ansiedade, depressão e dependência emocional. 


Confira a seguir alguns transtornos psicológicos retratados no filme, explicados pela psicóloga. Atenção! Contém spoiler.


Depressão


No filme, a protagonista enfrenta um momento difícil em que sua personagem é retratada como a versão depressiva da boneca. Nessa representação, são evidenciados sentimentos de tristeza, pessimismo e baixa autoestima, características comumente associadas ao transtorno. Essa abordagem destaca a importância de falarmos sobre temas como saúde mental e oferece uma perspectiva única sobre a jornada emocional da personagem principal.


Ansiedade


Na vida real, a protagonista experimenta sentimentos humanos à medida que lida com novas informações e comportamentos. Agora, ela precisa lidar com a finitude e as necessidades biológicas que antes não eram percebidas quando era apenas uma boneca. A ansiedade também é vista em personagens que enfrentam situações desafiadoras e são utilizados para trazer questionamentos sobre suas próprias habilidades ou capacidades, gerando inseguranças, preocupações excessivas e dificuldades de gerenciar pensamentos intrusivos.


Crises Existenciais


Outro ponto destacado no filme são as crises existenciais, que podem surgir quando as personagens se deparam com dúvidas sobre seu propósito, identidade e lugar no mundo. Por exemplo, a Barbie passa por situações em que precisa tomar decisões importantes sobre seu futuro ou encarar obstáculos que a levem a questionar suas próprias habilidades e valores, além de não se considerar boa o suficiente em sua versão humana, se achando perfeita somente como boneca. 


Baixa autoestima


A baixa autoestima é abordada de forma simplificada e pode ser potencializada pelo medo do fracasso, receio de serem julgados ou rejeitados. Essa representação busca mostrar como isso pode levar os personagens a perpetuar o mecanismo de defesa de uma busca constante por perfeição, gerando no público a possibilidade de identificar-se.


Dependência Emocional


A dependência emocional é representada nos personagens que buscam constantemente a validação e aceitação de outros, colocando sua própria felicidade nas mãos de terceiros. Isso é visto principalmente no Ken, que passa por uma descaracterização de personalidade que é vista em um momento que o personagem cantarola dizendo ser “sempre o número dois”, revelando sua insegurança. É somente quando a Barbie o encoraja a olhar para si mesmo que ele percebe a importância do autoconhecimento. 


O filme da Barbie aborda saúde mental de forma inspiradora, estimulando a resiliência e a autoconfiança do público-alvo. “Além disso, proporciona uma experiência imersiva que resgata a criança interior dos espectadores que se vestem com os elementos da boneca, como a cor rosa. O longa também desafia as normas sociais ao abordar o tema do patriarcado e valoriza a responsabilidade afetiva nas relações interpessoais. Essas abordagens contribuem para enriquecer a jornada do público-alvo, incentivando a reflexão e o crescimento pessoal”, relata Tatiane.


No que diz respeito ao tratamento psicológico, o filme traz lições valiosas. A psicóloga explica que os personagens mostram a importância de buscar ajuda e orientação para enfrentar desafios e que isso não é um sinal de fraqueza, mas sim de força e autocompaixão. É fundamental lembrar que o filme trata-se de uma obra de ficção e o tratamento psicológico é um processo sério e individualizado, conduzido por profissionais devidamente treinados.


Fonte

Tatiane Paula - Psicóloga Clínica

@tatianepaula.psi

     



 Geisa Costa reúne grandes nomes da medicina em livro sobre futuro da dermatologia


A obra apresenta dermatologistas e seus sucessores, que compartilham suas trajetórias dando um preview do futuro da dermatologia; livro terá renda revertida para o  Instituto Inspirarte, que atende crianças em situações de vulnerabilidade social


Adriana Awada, Geisa Costa, Otavio Macedo


No dia 3 de julho, durante o 25º Congresso Mundial de Dermatologia de Singapura, a médica dermatologista Geisa Costa, realizou o pré-lançamento do livro Dermatologia e Gerações, no Skai Bar, no Swissôtel The Stamford. Estiveram presentes alguns autores e especialistas, entre eles, Otávio Macedo, Rossana Magalhães, Adriana Awada e Valéria Campos.  


A obra é dividida em capítulos que apresentam três tópicos: a jornada de cada profissional e seus sucessores na dermatologia; como eles enxergam os tratamentos, condutas e desafios atuais; e o que esperam e como pretendem contribuir para a dermatologia do futuro.  E reuniu grandes nomes da dermatologia brasileira, entre outros especialistas. São eles: Geisa Costa (idealizadora), Ada Trindade, Adriana Vilarinho, Adriana Awada, Alessandra Haddad, Andreia Mateus, Célia Kalil, Doris Hexsel, Eliandre Palermo, Hosana Reis, Karla Assed, Luciana Lourenço, Marco Aurélio Costa Jr., Maria Bussade, Marisa Gonzaga, Omar Lupi, Otávio Macedo, Patrícia Rittes, Ricardo Villa, Rossana Magalhães, Sandra Tagliolatto, Shirlei Borelli, Solange Teixeira e Valéria Campos. 


“Quando falamos de saúde, a singularidade das pessoas até parece estar se dissolvendo. Olhando para o futuro, a pergunta que fica é: como evoluir sem perder o único quando o assunto é beleza? A evolução é necessária, mas precisamos entender o que fazer com as mudanças causadas por ela. O estímulo constante para a reflexão sobre essa singularidade foi o caminho que escolhi há mais de 15 anos e o conceito de beleza que sigo é o de alinhar à saúde e à autoestima, e, principalmente, ao autoconhecimento. A autoestima é o sistema imunológico do cérebro. Quando você está com autoestima elevada, consegue mudar outros aspectos e hábitos, sempre para o melhor, o que leva a um envelhecimento saudável”, afirma Geisa Costa.


Depois de Singapura, o livro será lançado oficialmente em São Paulo, em meados de agosto. “Ele será atualizado a cada oito/dez anos, ou seja, a cada dois congressos mundiais de dermatologia, já que são constantes as inovações na área e a ideia é que o Dermatologia e Gerações seja um guia para todos os públicos, médicos, estudantes, pacientes e indústria, uma  ‘bíblia’ da dermatologia”, explica a dermatologista Geisa Costa, idealizadora da obra.


Geisa Costa 


Renda revertida 


O livro Dermatologia e Gerações apoia a Inspirar-te, uma associação sem fins lucrativos que fomenta a transformação social de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, usando a arte como ferramenta de educação. A cada criança de escola particular impactada pela Inspirar-te é também beneficiada uma criança de escola pública, com a mesma experiência cultural e por meio do financiamento de programas socioculturais em comunidades, como Heliópolis. 


Por isso, 100% da renda será revertida à instituição. “Temos a visão de que educar é essencial, a base de tudo, o futuro. Estamos fazendo isso por meio do livro Dermatologia e Gerações. Apoiando a Inspirarte, contribuímos para que  crianças e adolescentes carentes cresçam ladeados por arte e educação, que tenham experiências enriquecedoras e inesquecíveis”, comenta Geisa Costa. 


Geisa Costa 

Sobre a idealizadora 


Geisa Costa, médica dermatologista e graduada em Medicina pela PUC - Campinas. Membro da International Society of Dermatology, Membro da Sociedade Latino Americana de Dermatologia e Membro da Sociedade Brasileira de Laser. É coordenadora da cosmiatria na pós-graduação em Dermatologia IPSP/Ítalo e diretora clínica e fundadora do Art Beauty Center (São Paulo e Uberaba/MG). 


Otávio Macedo, Adriana Awada e Geisa Costa


Serviço 

Dermatologia e Gerações por Geisa Costa (Editora Clannad)

Apoio: Biotec e Art Beauty Center 

Patrocínio: Cynosure, U.SK e Shiseido


Valéria Campos, Geisa Costa, Otávio Macedo

Rossana Magalhães e Geisa Costa 



 Dez anos da lei que determinou o que é um ato médico


Sancionada em 10 de julho de 2013, Lei Nº 12.842 estabeleceu que o objeto da atuação do médico e suas atividades




Lá se foram dez anos do dia em que uma caneta assinou um papel, no Planalto Central, e determinou o que é o exercício da medicina. Em 10 de julho de 2013, o Governo Federal sancionou a Lei Nº 12.842, que estabeleceu que o objeto da atuação do médico é a saúde do ser humano e das coletividades humanas, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo, com o melhor de sua capacidade profissional e sem discriminação de qualquer natureza


Até a data de sua assinatura, esta lei tramitou pelo legislativo por 12 anos e, quando assinada, foi motivo de comemoração pela categoria, mesmo com alguns vetos parciais. Isso porque o Objeto estabeleceu as atividades privativas do médico.


O advogado Thayan Fernando Ferreira, especialista em direito de saúde e direito público, membro da comissão de direito médico da OAB-MG e diretor do escritório Ferreira Cruz Advogados, explica que a lei caracterizou a atividade médica, dando a ela a possibilidade de uma atuação harmônica, mais eficiente e mais segura na prestação dos serviços e ações de saúde.


“Temos muitos profissionais de saúde diferentes. Desde enfermeiros e psicólogos a até dentistas. Portanto, definir as atividades de uma categoria é legitimar seu ofício e contribui para a melhor caracterização de uma profissão”, salienta.


Thayan ainda esclarece que tal determinação é importante até mesmo para o desenrolar dos órgãos de fiscalização. “Tanto para o poder Executivo, quando para os órgãos de saúde e até para o próprio Ministério da Saúde, ter essa estrutura defina é importante. Isso facilita a fiscalização das atividades e pode promover uma melhor qualidade na oferta de serviços de saúde tanto na rede pública quanto privada”, argumenta o especialista.


Fiscalização esta que também é cabível ao Conselho Federal de Medicina (CFM) e o seus conselhos regionais. Segundo Artigo 7, é competência do CFM editar normas para definir o caráter experimental de procedimentos em medicina, autorizando ou vedando a sua prática pelos médicos.


“Pela lei é claro o papel do CFM. Ficou estabelecido que a competência fiscalizadora dos Conselhos Regionais de Medicina abrange a fiscalização e o controle dos procedimentos especificados no caput, bem como a aplicação das sanções pertinentes em caso de inobservância das normas determinadas pelo órgão”, acentua o advogado.


Além da fiscalização, a lei também facilita a direção administrativa de serviços de saúde, cabendo mais flexibilidade para as instituições e não gerando função privativa de um médico. Isso quer dizer que, apesar de recomendado pela categoria, as instituições médicas podem ser dirigidas por executivos que não são médicos.


Hoje, a partir da lei de 2013, são muitos pontos estratégicos compreendidos como ato médico. Entre eles estão a execução de procedimentos diversos, a emissão de laudos, determinação de diagnóstico e prognóstico, realização de curativos, procedimentos cirúrgicos, perícia e até mesmo o ensinamento do exercício da medicina para profissionais de qualquer âmbito.




 Novo robô chega ao UMC aumentando a capacidade e precisão das cirurgias robóticas


Hospital é pioneiro na realização de procedimentos cirúrgicos por meio de robôs no interior de Minas Gerais


Imagem: Robô Da Vinci - Médium


Uma nova versão do robô DaVinci, utilizado nas cirurgias robóticas oferecidas pelo Hospital UMC, que faz parte do Grupo Oncoclínicas, chegou nesta semana em Uberlândia. Esta aquisição possibilitará ampliar a realização de procedimentos e até mesmo inserir novas especialidades cirúrgicas minimamente invasivas, como por exemplo, a cirurgia cardíaca. O UMC já realizou em torno de 650 cirurgias robóticas, como urológicas, oncológicas, bariátricas, ginecológicas e torácicas.


Esta nova versão do robô, que é uma evolução do equipamento que já estava em atividade desde 2019, iniciou as atividades na última segunda-feira (26) e traz recursos que aprimoram os benefícios para os pacientes, como destaca o Coordenador do Programa de Cirurgia Robótica do UMC, Dr. Michel Chebel. "Com a nova versão do robô DaVinci conquistamos ainda mais precisão e eficiência para realizar as cirurgias dos nossos pacientes. Este novo equipamento possui uma câmera que permite uma visualização ainda melhor, além disso, os braços do robô são mais finos e delicados, possibilitando um maior alcance cirúrgico e simplificando o procedimento", explica Dr. Michel.


Sobre a cirurgia robótica


A cirurgia robótica é uma evolução da cirurgia por vídeo em que o médico utiliza um sistema robótico, com visualização tridimensional e alta definição, para comandar pincas e reproduzir todos os movimentos de uma cirurgia aberta convencional. Esta tecnologia representa o que há de mais avançado no campo da cirurgia minimamente invasiva, proporcionando inúmeras vantagens para os profissionais e benefícios vitais para os pacientes.


Vantagens da cirurgia robótica


Além da maior visibilidade da área da cirurgia e maior precisão na operação, outras vantagens em relação à cirurgia convencional são:


  • O robô oferece melhor ergonomia para o médico, possibilitando movimentos que chegam a 360° de rotação, permitindo o acesso a estruturas que não são possíveis em outras modalidades cirúrgicas;
  • Cirurgia menos invasiva, com cortes menores e redução de traumas nos tecidos;
  • Redução no sangramento e nas dores e riscos de infecção;
  • Redução e tempo de internação e melhor recuperação do paciente com retorno precoce às atividades;
  • Redução de medicamentos no pós-operatório.

 

Sobre o Grupo Oncoclínicas


A Oncoclínicas - maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina - tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.600 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade. Atualmente possui 133 unidades em 35 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.


Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas traz resultados efetivos no acesso ao tratamento oncológico, realizando mais de 500 mil procedimentos no último ano (2022). É parceira exclusiva na América Latina do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos mais reconhecidos centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MEDSIR, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer. A companhia também desenvolve projetos em colaboração com o Weizmann Institute of Science, em Israel, uma das mais prestigiadas instituições multidisciplinares de ciência e de pesquisa do mundo, tendo Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas, como membro de seu board internacional.


Para obter mais informações, visite http://www.grupooncoclinicas.com



 Mitos e Verdades sobre a febre maculosa: Veterinário do CEUB explica a 'doença do carrapato'


Carrapato é considerado o responsável por carregar a bactéria e transmiti-la aos humanos. Sintomas são febre alta e súbita, dores de cabeça e abdominai




 
Com casos fatais no Brasil, a febre maculosa é uma doença que afeta os seres humanos e é transmitida por meio da picada do carrapato. De acordo com dados do Ministério da Saúde, somente neste ano, foram registrados 53 casos em todo o país, sendo 30 na região Sudeste, levando oito pessoas a óbito. O professor de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Brasília (CEUB) Lucas Edel desvenda mitos e verdades relacionados à enfermidade.


De acordo com o veterinário do CEUB, um mito comum é que a febre maculosa é transmitida diretamente pelo carrapato. O carrapato, segundo ele, atua apenas como vetor da doença, sendo infectado por uma bactéria presente em alguns tipos de mamíferos, principalmente herbívoros, como equinos, capivaras e gambás, além de cães. “Quando esses animais são infectados, os carrapatos que os parasitam se tornam portadores da bactéria, podendo transmiti-la aos seres humanos”, explica.


O especialista alerta que os sintomas mais comuns da febre maculosa em seres humanos incluem febre alta e súbita, dores de cabeça, dores abdominais e hiperemia ocular (vermelhidão nos olhos). Apesar de as regiões Sul e Sudeste do Brasil serem as áreas de maior risco da febre maculosa, é importante estar atento em todas as localidades: "Mesmo que outras áreas não apresentem alto risco, não significa que não haja a possibilidade de transmissão da doença", ressalta o médico veterinário.


Quanto ao diagnóstico, recomenda-se que seja realizado o mais precocemente possível, assim que surgirem os sintomas. O docente ressalta que os métodos diagnósticos incluem exames sorológicos, como a reação de imunofluorescência, exames moleculares, como o PCR e, em alguns casos, cultura da bactéria. O tratamento é baseado no uso de antibióticos, que atuam contra a bactéria causadora da febre maculosa. Em casos de complicações, como insuficiência renal ou cardíaca, tratamentos específicos são aplicados conforme necessário.


Como forma de prevenção à febre maculosa, Lucas Edel considera fundamental divulgar informações precisas para evitar a propagação da doença e garantir que a população esteja ciente dos riscos e das medidas preventivas. “É importante evitar áreas infestadas por carrapatos, usar repelentes adequados e roupas de proteção ao caminhar em áreas de vegetação densa, além de verificar cuidadosamente o corpo após exposição a ambientes propícios à presença de carrapatos”, conclui o veterinário.



 Reumatologistas de Minas Gerais se reúnem na I Jornada Sudeste de Reumatologia de 29 de junho a 1o de julho


Especialistas irão discutir Inteligência Artificial com ChatGPT e avanços imagem na reumatologia, autoanticorpos e medicina de precisão, algoritmo de investigação de erros inatos da imunidade, Vasculites, Síndrome de Sjögren, Artrite Reumatoide, Espondiloartrites, Vacinas, entre outros temas.


Imagem: SBR - Divulgação


São Paulo, junho de 2023_Médicos, cientistas, pesquisadores e acadêmicos se reúnem na capital paulista para discutir estudos clínicos, pesquisas, novas diretrizes, recomendações e posicionamentos que irão atualizar o diagnóstico e o tratamento de doenças reumatológicas. A cidade de São Paulo sediará a I Jornada Sudeste de Reumatologia entre os dias 29 de junho e 1° de julho.


O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e a Sociedade Paulista de Reumatologia (SPR) com apoio das regionais do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo, reunirá palestrantes de renome nacional e internacional debatendo temas de interesse e as atualidades da especialidade.


Discussões de casos, mesas redondas e cursos compõem a programação científica do evento. A expectativa é de que mais de 600 médicos participem do encontro.


Entre os temas de destaque estão: imagem na reumatologia, autoanticorpos e medicina de precisão, algoritmo de investigação de erros inatos da imunidade, Vasculites, Síndrome de Sjögren, Artrite Reumatoide, Espondiloartrites, ChatGPT com perspectivas e preocupações na profissão médica, atualização e desafios no manejo da Esclerose Sistêmica, Canabinoides na prática reumatológica, atualização das recomendações de vacinação em pacientes com doenças reumáticas imunomediadas (DRIM), entre outros. Confira inscrições e programação completa pelo Link .


“Reuniremos os especialistas membros ou não das sociedades de reumatologia da região Sudeste do país para um evento ímpar com o objetivo de trazer para debate as descobertas mais recentes e estudos que agregam conhecimento à prática clínica e ao dia a dia dos reumatologistas, além de especialistas de demais áreas. Será uma rica troca de experiências entre os especialistas”, afirma o reumatologista Marco Antônio Araújo da Rocha Loures, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).


Serviço

I Jornada Sudeste de Reumatologia

Sheraton WTC Hotel

Av. das Nações Unidas, 12559 - Brooklin Novo, São Paulo – SP.

Confira a programação completa em Link .


Sobre a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)


A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) é uma associação civil científica de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 15 de julho de 1949, na cidade do Rio de Janeiro, pelos médicos Herrera Ramos, Waldemar Bianchi, Pedro Nava, Israel Bonomo, Décio Olinto e outros, tendo mantido desde então sua tradição científica, acompanhando e promovendo o desenvolvimento da especialidade no Brasil e com um importante papel também internacional, especialmente entre os países da América Latina. Filiada à Associação Médica Brasileira, conta em torno de 2 mil associados, congrega 26 sociedades regionais estaduais, assessorias e comissões científicas e representações em associações nacionais e internacionais e junto ao Ministério da Saúde. Visite o site da Sociedade Brasileira de Reumatologia.


Redes sociais: @sociedadereumatologia e @reumatologinsta


 



 Uberlândia é a 1ª de MG e uma das 20 melhores cidades do país em ranking de governança


Município lidera cidades mineiras na dimensão ‘Desempenho’ do levantamento do Conselho Federal de Administração, que engloba indicadores públicos de Saneamento e Meio Ambiente, Saúde, Vulnerabilidade Social, Segurança e Educação




Com o fortalecimento de políticas públicas focadas em áreas prioritárias, Uberlândia, mais uma vez, é destaque nacional. Considerando municípios acima de 100 mil habitantes, a cidade é a primeira de Minas Gerais e a única do estado entre as 20 melhores do país na dimensão “Desempenho” do ranking 2023 do Índice de Governança Municipal (IGM). Divulgado pelo Conselho Federal de Administração (CFA), engloba os indicadores públicos de Saneamento e Meio Ambiente, Saúde, Vulnerabilidade Social, Segurança e Educação.


No quesito “Desempenho”, Uberlândia conquistou nota média 8.20 em um universo de 0 a 10, ficando à frente, no estado, da capital mineira, Belo Horizonte, que ficou com 7.73, e de outras cidades como Contagem e Juiz de Fora, que alcançaram 5.89 e 5.47, respectivamente.


No país, ainda nessa dimensão, o resultado uberlandense colocou o segundo maior município de Minas como melhor colocado que diversas capitais brasileiras, entre as quais estão São Paulo, que teve nota 7.27, e Rio de Janeiro, com 6.71. A cidade ainda teve classificação superior à de cidades de interior como Campinas (SP), que alcançou 7.76, e Joinville (SC), que recebeu 7.97.


Também na dimensão “Desempenho”, Uberlândia obteve nota 9.34 no tópico “Saneamento e Meio Ambiente”. No indicador “Saúde”, o município conquistou 9.18.


Lançado em 2016, o IGM é atualizado anualmente e, na edição 2023, passou a considerar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), como saúde e bem-estar, água potável e saneamento e educação de qualidade. O estudo, que foi realizado durante quatro meses e alcançou mais de 5.500 municípios, teve como base fontes oficiais como, por exemplo, o DataSUS, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Secretaria do Tesouro Nacional.


Confira detalhes do ranking clicando AQUI




 CAPOEIRAS FICA EM PRIMEIRO LUGAR EM RANKING DO MINISTÉRIO DA SAÚDE



A cada quatro meses o Ministério da Saúde elabora um ranking dos municípios brasileiros, relacionado com o atendimento à atenção básica em cada cidade.


No último relatório divulgado, Capoeiras ficou em primeiro lugar no Agreste Meridional, seguindo por Terezinha.

Os dois últimos numa lista de 20 municípios foram Bom Conselho e Águas Belas. Em termos estaduais, Capoeiras também está bem. Chegou a figurar em 5º lugar, mas depois o Ministério fez uma reavaliação e o município ficou na sexta posição. Como Pernambuco tem 184 cidades, o 6º lugar representa uma posição bastante honrosa. Garanhuns não aparece bem situado e procuramos conversar com a Secretária de Saúde do Município, Catarina Tenório. Ela explicou que a situação da cidade era muito ruim, no setor de saúde e os índices têm evoluído na atual gestão. No último quadrimestre Garanhuns subiu 2 pontos, na avaliação do Previne do Ministério da Saúde. Essa melhora é significativa. Embora atrás de Capoeiras e Terezinha, Garanhuns está à frente de Caruaru, por exemplo, no ranking estadual.
No quadro abaixo a evolução de Garanhuns de um quadrimestre para outro:




Photo imagem: Divulgação
Fonte: Marcelo Mesquita/Revista Total



 Ação promovida pela GEIPLANDENGUE Sul, na cidade do Gama, Distrito Federal, no combate ao Aedes Aegypti, conta com o apoio da Inesfly Brasil


Mesmo com o fim do verão, é preciso estar em alerta quando o assunto é dengue. A doença já levou inúmeros brasileiros à morte e no primeiro trimestre deste ano, mais de 25 mil focos de Aedes Aegypti foram registrados, atingindo, no total, 215 municípios, segundo dados do Informe Epidemiológico n°8/2023. A informação é de que 75% dos Municípios brasileiros enfrentam problemas com a Dengue. E para que o mosquito seja combatido, é necessário tomar medidas protetivas: não deixar água parada, colocar areia nos pratos de plantas, cobrir piscinas, tampar bem as lixeiras e outras.  


Mas, além da mobilização da população, a GEIPLANDENGUE Sul (abreviação de Grupos Executivos Intersetoriais de Gestão do Plano de Prevenção e Controle da Dengue e de demais enfermidades, causadas pelo Aedes), recentemente, promoveu uma ação em prol dos cidadãos, no Setor Sul do Gama, em Brasília, onde reuniu equipes de saúde que trabalharam o projeto “Lupa de Território”, que investiga insetos capturados, com o objetivo de analisar o nível de infestação de arboviroses, por parte do Aedes. 


No processo, instalaram-se, nas residências, 153 armadilhas de monitoramento e letais aos mosquitos. A tecnologia utilizada foi a Inesfly Inestrap, um recipiente plástico preto que simula lugares úmidos, perfeitos para as fêmeas depositarem seus ovos; há de se ressaltar, que essa armadilha não permite que os ovos alcancem a água, ou seja, não se tornam, como outras, potenciais criadouros. Isso significa que essa tecnologia permite monitorar áreas de possível infestação, como retirar do meio ambiente a fêmea do Aedes, fazendo o controle de referência, assim como de extermínio do mosquito no local. 


O CEO Luiz Rolim, da Inesfly Brasil, conclui: “ A tecnologia Inesfly Inestrap é um produto de ação externa de monitoramento e abate do Aedes. Permite que se possa, com dados concretos, propor projetos de ação de prevenção nas áreas de maior infestação. A armadilha não utiliza inseticida, ou seja, não oferece nenhum risco a crianças ou pets, apenas ao Aedes.”



 O que exatamente é saúde intestinal e por que é tão importante?


Microorganismos presentes no órgão influenciam no funcionamento de todo o corpo humano, inclusive no tratamento de câncer





A saúde intestinal não é apenas um tópico de tendência, mas um aspecto importante da saúde como um todo que afeta desde obesidade e saúde mental até as taxas de câncer. A principal razão pela qual o tema está se tornando tão comum é que há cada vez mais entendimento de que o que acontece no trato gastrointestinal está associado a outros resultados de saúde bem maiores que vão além dos mais evidentes como úlceras, inchaço de gases ou câncer de cólon.


"Quando as pessoas falam sobre saúde intestinal, estão falando sobre o microbioma em geral, que são trilhões de bactérias, vírus e fungos que vivem em nossos intestinos e suas interações com vários processos corporais", diz Isabella Tavares, oncologista e oncogeneticista. Para se ter uma ideia, o microbioma intestinal humano contém cerca de 100 vezes mais genes do que o genoma humano. Esses genes desempenham papéis importantes na regulação do sistema imunológico, no metabolismo de nutrientes e na produção de vitaminas, por exemplo.


Uma quantidade cada vez maior de pesquisas e evidências científicas ajudam a entender melhor esse sistema e seu impacto em nossa saúde. “Com relação ao câncer, há um interesse crescente em como o microbioma tem impacto na progressão da doença, além da capacidade de tornar os pacientes mais receptivos a certas imunoterapias”, afirma.


O intestino cheio de charme


Relançado no Brasil em 2023 após vender mais de 6 milhões de cópias pelo mundo, o livro "O discreto charme do intestino", da gastroenterologista alemã, Giulia Enders, aborda que o cérebro e o intestino se conectam por meio de uma íntima rede nervosa em uma comunicação que ocorre nos dois sentidos. Segundo a autora, a presença de algumas bactérias no órgão pode diminuir a quantidade de hormônios do estresse no sangue e aumentar a capacidade de sono, aprendizado e memória. Já a bactéria responsável pelas úlceras estomacais, por exemplo, é associada a uma maior probabilidade de desenvolvimento de Parkinson. O crescimento exagerado de bactérias ruins também pode comprometer a absorção de vitaminas, aumentar o risco de alterações metabólicas em indivíduos obesos e causar doenças inflamatórias intestinais.


Segundo Isabella Tavares, uma das maneiras mais importantes pelas quais o microbioma afeta a saúde é por meio de sua influência em nosso sistema imunológico. “O que acontece é que nosso microbioma ajuda a moldar nosso sistema imunológico. Isso é importante porque sabemos hoje que a inflamação é muito relevante para nossa saúde e está ligada a quase todos os distúrbios modernos. Então, quando você tem um microbioma intestinal em desequilíbrio, você tende a ter mais dessa inflamação percorrendo seu corpo", afirma.



Bactérias intestinais podem ajudar a combater o câncer


Em um estudo publicado na revista científica Science Immunology, em março de 2023, pesquisadores do UT Southwestern Medical Center, em Dallas, Texas, nos EUA, descobriram como bactérias ​​saudáveis do intestino podem migrar para gânglios linfáticos e tumores cancerígenos pelo corpo, tornando assim mais eficientes alguns medicamentos da classe da imunoterapia. O que significa que um microbioma intestinal saudável pode ajudar a combater o câncer em qualquer outra parte do corpo. 


Na pesquisa, foram utilizados camundongos com tumores de melanoma para investigar como inibidores do ponto de controle imunológico afetavam o movimento dos micróbios intestinais pelo corpo. O que se descobriu foi que os medicamentos, além de aumentar a atividade do sistema imunológico contra tumores, também causam inflamação no sistema digestivo, levando a uma remodelação dos gânglios linfáticos no intestino. Por essa razão, as bactérias do intestino podem viajar para os gânglios linfáticos próximos ao tumor e ao próprio tumor. Então, os micróbios ativam células imunes que atuam para matar as células tumorais.


“Os resultados podem ajudar a explicar a razão pela qual antibióticos podem enfraquecer os imunoterápicos, já que alguns desses medicamentos podem eliminar grande parte dos micróbios intestinais. Algo prejudicial para os inibidores, já que as bactérias não podem mais desempenhar o papel de acelerador imunológico”, aponta Isabella.



Sobre Isabella Tavares 


Médica Oncologista Clínica, Observership in Gastrointestinal Cancer pela Georgetown University, Washington, DC, EUA, Intensive Course in Cancer Genetic Risk Assessment pelo City of Hope, CA, especialização em Predisposição Hereditária ao Câncer pelo Hospital Israelita Albert Einstein. É doutoranda e mestre profissional pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Paranaense (UNIPAR). Atualmente, trabalha como oncologista clínica no Centro de Excelência em Oncologia em Maringá-PR. É membro do Comitê de Cuidados Paliativos da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). Já publicou vários capítulos de livros, incluindo o Tratado de Predisposição Hereditária ao Câncer. É membro da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) e Sociedade Européia de Oncologia Clínica (ESMO), assim como dos Grupos de Tumores Gastrointestinais (GTG), de Tumores Ginecológicos (EVA) e de Tumores Hereditários (GETH).



Acesse o site. 


Projeto Vencendo o Câncer





 COMUNICADO: Ampliação vacinação Meningocócica C


Foto: Ascom/SMS

Seguindo a recomendação da Coordenação Estadual do Programa de Imunizações, por meio do Memorando nº 29/2023, a população de 16 anos ou mais de idade não vacinada podem receber a dose da vacina Meningocócica C, considerando as contraindicações do imunobiológico.  A recomendação desta ampliação permanecerá até o dia 30 de abril ou até a disponibilidade de doses pelos municípios.


O município tem à disposição 74 salas de vacina. Nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) o funcionamento é das 7h30 às 16h30. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 18h, sendo que as unidades dos bairros Brasil e Tocantins, devido ao Horário do Trabalhador, funcionam até as 21h. Nos ambulatórios das Unidades de Atendimento Integrado (UAI), exceto Morumbi e São Jorge, o horário de atendimento é das 8h às 21h.



 Inestrap: produto da Inesfly Brasil é uma arma no combate ao mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya




O verão, estação mais quente do ano, possui temperaturas excessivas, as quais provocam calor intenso. Mas, a época é famosa também pelo aumento de casos de dengue, zika e chikungunya. Não deixar água parada, encher os vasinhos de plantas com terra, tampar bem as lixeiras, cobrir as piscinas e outros, estão entre os cuidados tradicionais, sempre recomendados, seja por meio de conversas com familiares e amigos, ou ainda, de reportagens impressas, online ou audiovisuais. No entanto, o que poucos sabem é que a Inesfly Brasil já apresentou ao mercado uma “aliada” que vai ajudar no combate aos ovos do transmissor, o Aedes Aegypti: Inestrap.


“É uma armadilha fundamental! Feita com recipiente plástico preto, com a meta de simular lugares úmidos, perfeitos para as fêmeas do Aedes depositarem seus ovos”, explica o CEO da empresa, Luiz Rolim. Segundo ele, o design do produto foi desenvolvido como uma forma atraente a fim de os mosquitos realizarem a oviposição, favorecida pelo cheiro emitido pela matéria prima vegetal incorporada na água. Ao entrarem, ficarão colados na fita adesiva.


Ao finalizar, acrescenta: “Essencial em qualquer ambiente externo, visível, sombrio, fresco, perto de vegetação, com pouco fluxo de ar e protegido da chuva (jardins, parques, chalés, varandas). Para que haja eficácia, é necessário remover objetos que contenham água, pois só assim, o inseto não colocará mais seus ovos, o que vai evitar a proliferação e, consequentemente, a diminuição da porcentagem de doenças”.   



 Nutrólogo dá dicas para os dias de Carnaval




É Carnaval!!!! Faltam poucos dias para um dos feriados mais esperados do Brasil. Durante este período de carnaval, são muitas festas, bloquinhos, desfiles e tudo o que o folião quer é cair na folia e extravasar. Mas é importante alguns cuidados com a saúde, é preciso estar atento a alimentação para conseguir aproveitar todos os festejos.


De acordo com o nutrólogo e especialista em emagrecimento saudável, Dr. Guilherme Peixoto, o folião não tem como fugir de uma alimentação saudável e uma boa hidratação. 

O médico explica que além do consumo de água, sucos e frutas também ajudam na hidratação e consequentemente no bem-estar do folião, a ingestão de sucos detox à base de vegetais verde-escuros, hortelã e abacaxi também são excelentes, pois são antioxidantes e é fundamental uma boa alimentação para aproveitar cada instante dos dias de festa.

Uma dica muito importante está relacionada ao consumo das bebidas alcoólicas - “Elas sempre devem ser ingeridas acompanhadas de água. O álcool tende a provocar desidratação do corpo”, diz o nutrólogo ao frisar sobre o consumo moderado dessas bebidas.

Sobre a alimentação, Dr. Guilherme Peixoto indica para os foliões inserir carboidratos integrais nas principais refeições, como por exemplo: mandioca, mandioquinha e batata doce, que segundo ele, são excelentes opções para estes dias.

E claro, o médico orienta evitar alimentos gordurosos e frituras durante o Carnaval, pois são muito calóricos e demoram para serem digeridos em nosso organismo.

Enfim, antes de cair na folia é fundamental abusar da hidratação, alimentar-se corretamente, não deixar de repor essa energia, consumindo, alimentos ricos em carboidratos, para garantir um excelente carnaval.



 Busão Social estará no Nossa Senhora das Graças a partir de segunda (6)


Serviço itinerante da Prefeitura ficará na avenida Siqueira Campos, esquina com a rua Acre, em frente a UBSF do bairro  


Araípedes Luz / Secretaria de Governo e Comunicação- PMU



Atendendo a população do bairro Granada e adjacentes até esta sexta (2), o Busão Social já tem nova programação na próxima semana. A partir de segunda-feira (6), o serviço itinerante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação estará estacionado na avenida Siqueira Campos, esquina com a rua Acre, em frente à Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Nossa Senhora das Graças. O atendimento gratuito acontece das 8h30 às 13h, sem agendamento prévio.


Antes de atender o novo cronograma, o Busão Social permanece até às 13h desta sexta na rua Bruno Constantino, em frente ao número 209, na praça Laerte Carrijo, atendendo a população da região.


Pelo Busão Social, é possível solicitar inserção em serviços, programas, projetos e benefícios, além de fornecimento de encaminhamentos para solucionar demandas apresentadas pelos moradores.


Prefeitura mais perto da população


O Busão Social percorre as zonas urbana e rural, loteamentos, assentamentos e conjuntos de chácaras prestando atendimentos para famílias em situação de vulnerabilidade com o objetivo de orientar sobre inserção em serviços, programas, projetos, benefícios e ainda dar instruções para solucionar demandas apresentadas pelos atendidos.


Entre os serviços disponibilizados, estão cadastramento e recadastramento do CadÚnico, inscrição no Bolsa Família e orientações para obter Benefício de Prestação Continuada (BPC), Carteirinha do Idoso Interestadual e isenções para o Registro Geral (RG) e da tarifa de água e esgoto do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).


O automóvel foi adaptado às diversas necessidades da população, inclusive com elevador que permite que deficientes físicos acessem o interior do veículo. O equipamento conta ainda com toldos, cadeiras, mesas e plotagem, que conferem um aspecto acolhedor e diferenciado.


 



 Principais mitos sobre o autismo

  

*Dr. Clay Brites é pediatra, neurologista infantil e um dos fundadores do Instituto NeuroSaber






O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que leva à significativo impacto na percepção social e na comunicação e afeta também a área motora, sensorial e cognitiva e se manifesta de forma variada e individualizada. Muitas vezes, após os pais receberem o diagnóstico de TEA, algum parente ou amigo - com uma visão equivocada sobre as pessoas pertencentes ao espectro - podem fazer comentários depreciativos dizendo que a criança será agressiva ou sem empatia, por exemplo.


 

É importante esclarecer alguns mitos relacionados ao autismo. Deve-se reforçar, antes de tudo, que é um transtorno que difere de pessoa para pessoa. Depois, é sobre a agressividade. Alguns autistas manifestam suas insatisfações em momentos de desconforto através da agressividade. Porém, essa não é uma característica pertencente a todos os autistas. Eles podem demonstrar descontentamento de outras formas, inclusive não fazendo nada.


 

Outro mito é falar que eles não têm empatia. Muitos acreditam que eles têm ausência de sentimentos. Nada disto. Alguns autistas são extremamente carinhosos e empáticos perante dores e sentimentos de outra pessoa, mas não conseguem plenamente demonstrar. É verdade que alguns tem dificuldades em demonstrar seus sentimentos, mas isso não os deve caracterizá-los como ‘’ frios’’.



Autismo - Imagem Freepik


Mais um mito é sobre a cura. Autismo não é uma doença. Portanto, não falamos em cura. Trata-se de um transtorno que atinge questões relacionadas ao neurodesenvolvimento e tem perfil crônico onde o mais importante é saber como manejar seus sintomas e dificuldades. Assim, eles devem ser acompanhados por especialistas com tratamentos nos mais diversos eixos de intervenção, suporte familiar e escolar e, em alguns casos, até com medicações.


 

Muitos acreditam que autistas não gostam de ter amigos. Eles muitas vezes têm dificuldade nas relações sociais, mas conseguem criar amizades, principalmente quando estão se sentindo confortáveis em determinadas situações e onde as pessoas entendem sua forma de comunicação.


 

Mesmo algumas pesquisas apontando que, frequentemente, o diagnóstico se dá mais em meninos, as meninas também podem ser diagnosticadas no espectro. Elas podem, por sua vez, ter o diagnóstico revelado em estado mais tardio devido algumas questões comportamentais passarem despercebidas e por conseguirem camuflar os sintomas.



Criança Autista - Imagem Freepik



Autistas podem ser superdotados ou com altas habilidades, com uma inteligência acima da média, mas diversas crianças com TEA possuem alguma deficiência intelectual. Dessa forma, acabam tendo dificuldade na aprendizagem e no processo de alfabetização e podem ser dependentes de seus cuidadores por toda a vida.


 

Sempre que tiver dúvidas sobre o TEA procure um especialista ou se informe em fontes confiáveis sobre o tema que sejam embasados em evidências científicas. É extremamente importante obtermos informações corretas para não acreditarmos em certos estereótipos e divulgarmos notícias falsas. Lembre-se: cada autista é único e cada ser humano tem suas peculiaridades.


 

(*) Dr Clay Brites é Pediatra e Neurologista Infantil (Pediatrician and Child Neurologist); Doutor em Ciências Médicas/UNICAMP (PhD on Medical Science); Membro da ABENEPI-PR e SBP (Titular Member of Pediatric Brazilian Society); Speaker of Neurosaber Institute (https://institutoneurosaber.com.br/ ). 



 COMUNICADO: Vacinação infantil contra Covid-19 – 6 meses a menores de 3 anos


Para otimizar a aplicação das doses Pfizer Infantil no público de 6 meses a menor de três anos, o Programa Municipal de Imunização adotou unidades de referência em cada setor da cidade para realizar a imunização deste público.


No entanto, devido à baixa quantidade enviada pelo Governo Estadual e à grande procura nas unidades, o Programa de Imunização reforça para que os pais entrem em contato com as unidades de saúde antes de sair de casa para verificar se ainda há doses disponíveis.   Os endereços e telefone das unidades de saúde estão no  Portal da Prefeitura


Confira abaixo a escala semanal de vacinação:

*Segunda: Ambulatório UAI Martins, UBSF Shopping Park I, II III, Ambulatório UAI Planalto, UBSF Dom Almir           

*Terça:  UBS N. S das Graças, UBSF São Jorge II e III, UBSF Monte Hebron, Ambulatório UAI Tibery

*Quarta:  UBS Brasil, Ambulatório UAI Pampulha, Ambulatório UAI Luizote, UBS Custódio

*Quinta:  UBS Roosevelt, UBS Patrimônio, UBS Tocantins, Ambulatório UAI Tibery

*Sexta: Ambulatório UAI Martins, Ambulatório UAI Pampulha, Ambulatório UAI Planalto, UBS Custódio

      



Mais autoestima e qualidade de vida


Fotos: Fagner Soares


Especialista em Harmonização Facial, a Dra. Bia Leal revela as indicações e segredos do procedimento, que é um dos mais procurados por homens e mulheres.


Os procedimentos estéticos têm se mostrado uma alavanca para a autoestima das pessoas. E a Harmonização Facial é uma das técnicas queridinhas de homens e mulheres atualmente. A Dra Bia Leal, especialista em Harmonização Facial, informa quais são as indicações e cuidados na hora de optar pelo procedimento e como buscar resultados naturais e duradouros.


Fotos: Fagner Soares


Dra. Bia, por que no seu ponto de vista a harmonização é considerada como a “Fada Madrinha da Beleza”?


Sem dúvidas a harmonização facial é uma ferramenta muito valiosa, quando bem indicada e realizada de forma correta. Ela viabiliza a harmonia entre alguns pontos que transmitem beleza à face, melhora de contornos e sustentação dos tecidos perdidos com o envelhecimento facial, que podem ser potencializados ao longo do tempo do tratamento.


Por que a procura pelo procedimento aumenta cada vez mais?


A ciência busca constantemente longevidade e melhora qualidade de vida. O envelhecimento fisiológico do nosso organismo vem sendo melhor manejado, com o conhecimento de saúde e os tratamentos que temos hoje. Sem sombra de dúvidas, a nossa aparência estética tem grande impacto quando amenizamos os traços do tempo na face, aumentando nossa percepção bem-estar. Isso promove motivação para seguir produzindo resultados na nossa vida particular e traz benefícios ao nosso convívio social. De fato, é um caminho sem volta.


O que o médico observa na hora de planejar o procedimento, de acordo com o biótipo e cada cliente?


Primeiro, sempre busco entender a queixa principal do meu paciente, para me certificar que vamos seguir em uma linha de tratamento de acordo com o resultado que ele está buscando.


Nessa primeira avaliação, vamos entender melhor a rotina e hábitos que fizeram o paciente chegar até o estágio facial que ele se encontra para oferecer tratamentos que possam ser seguidos por ele a longo prazo e tragam resultados satisfatórios. Não menos importante é a avaliação dos tecidos, perdas de volumes e faltas de projeções faciais por amadurecimento facial ou por fatores genéticos. Quando avaliamos as proporções, ideais são referências valiosas ao planejar a melhor sequência de procedimentos a serem realizados e quais os mais indicados.


Em geral, o cliente fica satisfeito ou sempre ‘quer mais’?


No geral é bem comum o cliente votar querendo novos procedimentos. Justamente, o melhor gatilho. Ao se ver melhor, é uma sessão de prazer muito grande. Nesse momento é que o profissional deve ser implacável em garantir que seu paciente entenda os tempos de intervalos entre as etapas dos tratamentos, e como o excesso de procedimentos pode ser prejudicial quando visamos a busca pela naturalidade.


Qual a dica para que se obtenha um resultado eficaz e sem risco de exageros?


O acompanhamento de um profissional extremamente gabaritado em proporcionar de forma segura e cuidadosa os procedimentos, que seja extremamente sensível a ponto de captar a essência de cada paciente e, por fim, que tenha domínio de todas as possibilidades para entregar de forma singular o resultado mais apropriado para cada face.


Homens vs. Harmonização Facial. Eles estão cada vez mais recorrendo ao tratamento? Em que percentual médio em relação às mulheres?


Sim, eles estão cada vez mais inseridos nos tratamentos estéticos. É extremamente valioso para eles essa condição, de poder ressaltar traços que transmitam mais virilidade. Isso faz com que a essência masculina se faça mais presente através com procedimentos clínicos e não invasivos. O percentual é de 30% em relação às mulheres, que já adotam esses cuidados há mais tempo.


O bom resultado muda a autoestima das pessoas?


Com certeza. Costumo dizer que a maior transformação que percebo ao longo do tratamento está no olhar dos meus pacientes! Essa percepção deles mesmos, ao iniciar tratamento, traz uma melhora na qualidade de vida de dentro para fora. Sentem-se mais confiantes e isso consigo ver pelo olhar. Essa é, sem dúvida, a minha maior motivação: trazer esse tipo de impacto na vida aos meus pacientes.


Qual a importância da Harmonização Facial para o mercado estético? E para o clínico?


No mundo atual em que vivemos doenças extremamente graves e silenciosas, como a depressão, vem se tornando cada vez mais comuns, sentir-se bem consigo mesmo é uma dádiva.


Harmonização facial, de forma clínica, traz mais do que ganhos estéticos (o que já é maravilhoso).


Repagina nossa confiança, por nos fazer saber que sempre podemos estar um pouco melhor e assim elevamos nossa confiança para lidar com gestões importantes do nosso dia a dia... Isso não tem preço.


Fotos: Fagner Soares


Conte um pouco sobre a Sculpt Face... Como e quando foi fundada?


Foi um projeto que nasceu depois de muitos pedidos e busca por profissionais a fim de proporcionar tratamento mais eficaz, levando maturidade para seus pacientes. Nossa primeira turma foi em agosto deste ano, em São Paulo e eu não poderia ter ficado mais feliz com a procura dos alunos em querer viver essa experiência, foi incrível poder compartilhar conhecimento.


Qual o diferencial em termos de atendimento e serviços?


Atendimento humanizado, que avalia o paciente de forma singular, buscando, de acordo com sua face, resultados que enaltecem a sua beleza sem transformar.


A tecnologia é uma ferramenta que faz a diferença no escopo da empresa?


Sim! A tecnologia é uma grande aliada nesse tratamento que engloba harmonia e rejuvenescimento facial. É importante lembrar que o amadurecimento da face ocorre em todas as camadas de tecidos, desde a base óssea, até o tecido mais superficial. Para isso associação de técnicas com injetáveis e aplicação tecnológica é o melhor dos mundos.


Como foi o funcionamento durante o período pandêmico e como tem sido no momento atual?


A pandemia veio para fazer todos repensarem muitos conceitos. Um deles, que percebi ter sido extremamente valioso no retorno dos atendimentos, foi a busca por começar a realizar hoje a busca em direção ao resultado que queremos ver amanhã. Afinal o que adianta deixar para fazer depois se não somos capazes de saber se vamos ter essa oportunidade?


Qual a maior novidade para os clientes no momento e para 2023?


São muitas novidades que estão por vir, mas quero deixar um pequeno spoiler para vocês com exclusividade. Em 2023 vamos ter no Rio de Janeiro a oportunidade de viver uma experiência única, no mais charmoso instituto de beleza e cuidados faciais!!


Fotos: Fagner Soares

LEGENDA

Dra Bia Leal: Cuidados e tecnologia que transforma vidas   




  5 reflexões para um Brasil que está envelhecendo


A Psicóloga Eliete Cury e especialista em cuidados com idosos destaca alguns pontos para enfrentar o preconceito enraizado do envelhecimento.



O Brasil e o mundo estão envelhecendo e isso é um fato. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, até 2050, o número de pessoas com mais de 60 anos vai duplicar no planeta. Os dados do Ministério da Saúde reafirmam que o Brasil segue na mesma linha, uma vez que, em 2030, o número estimado de idosos ultrapassará o total de crianças entre zero e 14 anos. Diante deste cenário, falar sobre envelhecimento é um chamado para repensar o tema de forma individual e coletiva. Por este motivo, a psicóloga Eliete Cury, especialista em cuidados com idosos e fundadora do curso "Cuidadores em Casa", destaca 5 pontos para reflexão: ● Como você encara o envelhecimento? A forma com que encaramos o envelhecimento nos pauta no traquejo com os idosos e também na forma que pensaremos no próprio processo de envelhecimento. Envelhecer não é sinônimo de perda, como é encarado por muitos. A preparação física e psicológica para a terceira idade começa na juventude e encarar o passar do tempo de forma positiva é um caminho para enxergar o idoso com admiração e não como um estorvo. ● Idoso não é criança: infelizmente, depois de certa idade as pessoas tendem a infantilizar a pessoa idosa, o que é bastante prejudicial para a qualidade de vida e autoestima. Dica: evite falar com idosos no diminutivo e tratá-los como crianças, afinal o dia a dia deles pode exigir uma atenção redobrada, mas isso não dá o direito de tratá-los de forma infantilizada ● Exclusão da vida social: outra situação bastante comum com os idosos é a exclusão do meio social e esse movimento se inicia dentro do ambiente familiar. Primeiro há uma impaciência com as limitações e, de forma natural, começa-se a não considerar a presença do idoso nas reuniões familiares e, consequentemente, a pessoa tende a ficar cada vez mais dentro de casa e sozinha. Esse é o início deste afastamento do meio social, que influencia diretamente na qualidade de vida do idoso. ● Idoso não é um CID: reduzir o idoso a uma diabete, pressão alta ou qualquer outra doença é um erro, afinal, as questões de saúde não o impedem de ser uma pessoa ativa e produtiva. A patologização da pessoa idosa a joga para esse lugar de total dependência de outras pessoas, o que afeta diretamente a qualidade de vida e independência. ● Envelhecer ou ser velho? Há uma grande diferença entre envelhecer e ser velho. O envelhecimento é inevitável e inerente ao ser humano, mas ser velho é uma escolha, afinal o envelhecimento pode alterar o ritmo de vida, mas não impede o idoso de continuar ativo e em busca de novas experiências. "Há um preconceito culturalmente enraizado na nossa sociedade no que diz respeito ao envelhecimento. Para possibilitar a passabilidade social dos idosos e nos preparar para ter uma vida comum, é preciso encarar o passar dos anos com naturalidade e respeito", diz Eliete Cury.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]