RÁDIO CULTURA FM COMEMORA OS 55 ANOS DA PIANISTA VENEZUELANA GABRIELA MONTERO COM ENTREVISTA EXCLUSIVA
COM APRESENTAÇÃO DE IRINEU FRANCO PERPÉTUO, PROGRAMA VAI AO AR NO SÁBADO (10/5), COM TEMAS COMO CARREIRA E DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS
Neste sábado (10/5), às 15h, a Rádio Cultura FM (103,3 MHz) leva ao ar uma entrevista inédita com a pianista e compositora venezuelana Gabriela Montero, concedida com exclusividade ao apresentador do Empório Musical, Irineu Franco Perpétuo. O programa celebra os 55 anos de Gabriela, também recitalista e musicista de câmara, completos no mesmo dia.
Nessa conversa, ela fala sobre sua carreira como pianista: “Meu cérebro é um cérebro absolutamente musical. Tem uma rádio 24 horas por dia que improvisa, que compõe o tempo inteiro. Não consigo desligá-la. E claro que a pergunta é como viver com a sua natureza e com o estilo de vida que se requer para ser concertista e para estar no mundo viajando o ano inteiro. Assim que demorei bastante tempo para fazer as pazes com esse lado, mas estou a vida inteira dando concertos e criando, e no ponto atual de minha vida pude conciliar o talento natural com que nasci e o desenvolvimento desse talento. Porque o talento sem desenvolver não vale nada, fica só no talento”, diz.
Além de seu trabalho musical, Montero é celebrada mundialmente por seu ativismo na defesa dos direitos humanos do povo venezuelano. “Eu acho que realmente sempre fui compositora, porque as improvisações são composições em tempo real. Mas foi em 2011 que decidi levá-la ao próximo passo, de improvisação a composição, quando decidi escrever minha obra Ex Pátria, que é uma obra para piano e orquestra, para contar, como venezuelana, a tragédia do colapso do meu país, a Venezuela. Nesse ano, dediquei-a às 19.336 vítimas de homicídio na Venezuela naquele momento. Foi minha maneira de não somente como ser humano contar a história da tragédia venezuelana, mas também, através da música e do som, que chegam diretamente ao coração, de poder despertar a empatia do público que naquele momento realmente não estava nem consciente nem atento ao que estava acontecendo na Venezuela”, conta.
Sobre Gabriela Montero
Nascida na Venezuela, Gabriela iniciou seus estudos de piano aos quatro anos de idade, estreando em concerto aos oito, em sua cidade natal, Caracas. Isso lhe possibilitou ganhar uma bolsa de estudos do governo para estudar nos EUA e, posteriormente, na Royal Academy of Music, em Londres, com Hamish Milne. Ela fez sua estreia formal como compositora com Ex Patria, um poema sinfônico criado para ilustrar e protestar contra a decadência da Venezuela na ilegalidade, corrupção e violência.
Vencedora do 4º Prêmio Internacional Beethoven, Gabriela Montero é uma defensora comprometida dos direitos humanos, cuja voz frequentemente transcende as salas de concerto. Foi nomeada Cônsul Honorária pela Anistia Internacional em 2015 e reconhecida com o prêmio "Trabalho Excepcional na Área dos Direitos Humanos" pela Fundação de Direitos Humanos por seu compromisso contínuo com a defesa dos direitos humanos na Venezuela.
Serviço
Rádio Cultura FM
Empório Musical – Entrevista inédita e exclusiva com Gabriela Montero
Estreia: Sábado (10/5), às 15h
Apresentação: Irineu Franco Perpétuo
Ouça pela Rádio Cultura FM de São Paulo (103,3 MHz), pelo site da rádio Cultura (Link) ou pelo aplicativo Cultura Play.
Nenhum comentário:
Postar um comentário