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No mês da Luta da Pessoa com Deficiência, relato de superação evidencia benefícios da inclusão em escolas

       No mês da Luta da Pessoa com Deficiência, relato de superação evidencia benefícios da inclusão em escolas

       No mês da Luta da Pessoa com Deficiência, relato de superação evidencia benefícios da inclusão em escolas


Garoto autista que não conseguia participar de “Parabéns pra Você” comemorará pela primeira vez seu aniversário com a família, após vencer bloqueio com apoio de cuidador e da escola


Após vencer bloqueio, Samuel Félix passou a participar de comemorações na escola; na foto, o aluno com o aniversariante do dia: seu cuidador Dirceu França 


No ano que vem, Samuel Oliveira Félix completará 11 anos e, pela primeira vez na vida, cantará o “Parabéns pra Você” com sua família e amigos. Autista nível 1 com suporte, o garoto não tolerava ouvir palmas e cantigas do tipo, o que o excluiu durante os últimos anos de datas comemorativas não só com os pais, mas também na escola.


Foi depois de um trabalho conjunto desenvolvido entre a equipe escolar da unidade municipal em que ele estuda, a Emeb Guilhermina de Figueiredo, em Cuiabá, e o cuidador da Conviva Serviços, Dirceu Maurilio de França, que Samuel começou a aceitar a cantoria e, agora, já até participa de aniversários. “Sinto um misto de ansiedade com expectativa para ver meu filho curtindo seu primeiro aniversário sem choro ou crises por causa do Parabéns. Com certeza será emocionante pra nós, só temos a agradecer à escola, ao Dirceu e à Conviva por essa e outras evoluções do Samuel”, ressalta a mãe do garoto, Jucilene Alves de Oliveira Félix.


Esse é apenas um entre os vários relatos de superação que evidenciam os benefícios da educação inclusiva, uma das principais conquistas a ser comemorada neste setembro, Mês Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.


Dirceu é cuidador na Conviva há quatro anos e conta que começou a atender Samuel no final de 2021. Segundo ele, o garoto é chamado de gênio pelos colegas por sua capacidade de raciocínio e memória, mas sua dificuldade de socialização e interação em sala o prejudicava em outras atividades. Aos poucos e com muita técnica e perseverança, contudo, o cuidador conseguiu conquistar a confiança do garoto. “Hoje, o Samuel é outra criança, já brinca, participa da educação física com a sala e até das coreografias apresentadas pela turma em datas comemorativas, e sempre corre para me dar um abraço no fim”, relata Dirceu.


O cuidador destaca ainda o bloqueio que o aluno tinha com cantigas de aniversário e conta que a aceitação ocorreu de forma gradativa e com apoio de toda a comunidade escolar. “Junto com a equipe gestora da escola e a professora, introduzimos o Parabéns para Você em inglês, primeiramente. Depois, iniciamos as palmas baixinho e fomos aumentando, gradativamente, até que mudamos para a versão em português e ele aceitou. No dia em que cantamos o primeiro Parabéns inteiro na escola e ele participou, todos se emocionaram”, complementa o cuidador.


Nos últimos dias, Samuel festejou na escola mais um parabéns, dessa vez, o de Dirceu. Com sorrisos nos rostos, cuidador e aluno atendido curtiram lado a lado e com muitas palmas e emoção o momento de comemoração com a equipe escolar.


"Cada progresso, por menor que pareça, é uma vitória imensa para os alunos que atendemos, suas famílias e todos nós que participamos desse processo", ressalta Maíra Pizzo, diretora da Conviva Serviços.


Com três décadas de atuação, a Conviva é considerada uma das principais entidades privadas a se especializar para atender aos alunos com deficiência na escola regular, através dos Cuidadores de Alunos com Deficiências (CADs). A instituição privada, que conta com mais de 2 mil funcionários, está presente nos estados de São Paulo e Mato Grosso e, além do apoio escolar capacitado, oferece em seu quadro funcional equipes multidisciplinares.


Cuidador é garantido por Lei


A presença do cuidador em unidades de ensino, sejam escolas públicas ou privadas, é prevista desde 2008 pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Contudo, somente em 2014 é que Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) definiu legalmente o papel deste apoio escolar, e atribuiu ao poder público a responsabilidade de assegurar a oferta do serviço, quando necessário e conforme indicação médica.


Também chamado de profissional de apoio, o cuidador escolar é um facilitador do processo de inclusão na escola comum. Ele auxilia estudantes que precisam de suporte a realizarem tarefas básicas, como se alimentarem, locomoverem e realizarem a higiene íntima e bucal, para um acesso mais digno ao ambiente escolar.


Na Conviva, os cuidadores são submetidos às constantes capacitações para oportunizar que o aluno também conquiste mais autonomia e conviva melhor com situações de socialização, desafios e descobertas.

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