Rede Super Rádio Brasil

Acontece


Post Page Advertisement [Top]

Nova nota fiscal de serviço eletrônica da Prefeitura já está em vigor

      Nova nota fiscal de serviço eletrônica da Prefeitura já está em vigor

      Nova nota fiscal de serviço eletrônica da Prefeitura já está em vigor


Documento digital atende à legislação federal e oferece mais segurança e praticidade aos contribuintes




A nova nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e) emitida pela Prefeitura de Uberlândia já está em vigor desde o início deste mês para empresas que se constituírem a partir de agora e outras 8 mil selecionadas. A nova NFS-e atende à legislação federal e oferece mais segurança e praticidade aos contribuintes. Para as demais categorias, a data de início da adesão foi escalonada para 1º de dezembro e 1º de janeiro de 2024 (confira abaixo). A Secretaria Municipal de Finanças está disponível pelo 3239-3130 3239-2746 para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o procedimento.


Desenvolvida pela Empresa Municipal de Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), a nova NFS-e traz, entre as principais novidades, a exigência de certificação digital para emissão da nota fiscal de serviços. Essa assinatura eletrônica, que confirma a autenticidade de documentos e declarações, atenderá à legislação federal, além de facilitar o acesso e conferir mais segurança ao sistema. O documento digital também trará abas para facilitar a consulta e emissão, com tópicos como tomador de serviços, intermediário, serviços e valores.


Outra melhoria está no desenvolvimento de uma tela específica para cancelamento de notas, agilizando o processo e reduzindo a burocracia. Também é possível gerar, com rapidez e facilidade, uma NFS-e a partir de informações já fornecidas ao sistema em notas anteriores, permitindo que o usuário altere somente o que for necessário.


Há, ainda, a presença de QR Code na nova NFS-e, que viabiliza o acesso às informações de maneira direta. Além disso, o contribuinte conta com salvamento automático dos dados no decorrer do preenchimento do documento digital - o que evita a necessidade de se reiniciar todo o processo caso haja algum erro na fase final do mesmo.


A Portaria nº 23 de 24 de outubro de 2023, que trata do assunto e foi editada pela Secretaria Municipal de Finanças, está disponível no Diário Oficial do Município do dia 26 de outubro.


Cronograma e novidades


A nova Nota Fiscal de Serviços Eletrônica começou a ser emitida no dia 1º de novembro para novas empresas e outras mais de 8 mil selecionadas. Para as demais, a NFS-e será válida a partir de 1º de dezembro de 2023. E para as empresas que emitem Recibo Provisório de Serviços (RPS) será a partir de 1º de janeiro de 2024.


O quê: Nova Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

Objetivo: oferecer mais segurança e praticidade aos contribuintes e atender as atuais normativas da Receita Federal


Principais novidades:

- tela específica para cancelamento

- certificação digital para emissão das notas

- possibilidade de gerar, com rapidez e facilidade, notas com informações parecidas

- presença de QR Code nas notas

- salvamento automático dos dados no decorrer do preenchimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]